Sociedade

Mil milhões de kwanzas gastos em projectos juvenis

Alberto Quiluta

Jornalista

O Fundo de Apoio à Juventude e Desportos (FAJD) empregou cerca de mil milhões de kwanzas em projectos do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), com destaque para o fomento do empreendedorismo e do auto-emprego, revelou, ontem, em Luanda, o presidente da instituição.

22/01/2022  Última atualização 08H25
© Fotografia por: DR
Cardoso Domingos José, que falava durante a visita do primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, realçou que esse apoio aos projectos juvenis surge no quadro do principal papel do Fundo, que tem a ver com o reforço do associativismo e desporto no seio dos jovens.

O presidente da FAJD avançou que, no mosaico da juventude, o principal foco é apoiar os programas desenvolvidos pelo IAJ, uma vez a instituição ser o potencial financeiro para o referido instituto, do ponto de vista da juventude.

Cardoso José fez saber que o outro beneficiário é o sector dos Desportos, através das associações desportivas, em particular as federações, sobretudo quando envolvidas em actividades de cariz internacional e, também, os projectos do Ministério de tutela.

O director-geral do IAJ, Yuri Cardoso, disse que a instituição tem levado a cabo programas ligados à empregabilidade, ao fomento do empreendedorismo e auto-emprego, sendo que uma das missões deste ano é a procura de financiamento para favorecer mais jovens.

Yuri Cardoso explicou ser preciso retomar o processo de linhas bonificadas, para permitir que os jovens possam desenvolver os seus negócios e que esses produzam empregos direitos e indirectos.

O secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, prometeu mais diálogo com os jovens e as instituições que lidam com os problemas da juventude para, em conjunto, encontrar-se fórmulas que os solucionem.

O responsável da JMPLA disse que a visita permitiu conhecer a realidade do funcionamento do IAJ e do FAJD, que são estruturas responsáveis pelo apoio e financiamento na materialização dos programas e projectos das associações juvenis e desportivas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade