Política

Mesa redonda analisa contributo de Angola para a Cultura de Paz

A Academia Diplomática Venâncio de Moura realiza, hoje, em Luanda, uma mesa redonda sob o tema: “O contributo de Angola para a cultura de paz em África”.

20/11/2023  Última atualização 11H31
© Fotografia por: Edições Novembro

De acordo com o programa a que JA Online teve acesso, o director da Academia Diplomática Venâncio de Moura vai proferir as palavras de boas-vindas.

Os prelectores do tema "O Contributo de Angola para a Cultura de Paz em África” serão o doutor em História das Relações Internacionais, Issau Agostinho, o professor de Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, moderados pelo doutor em Direito Internacional, Carlos Queta.

 
Bienal de Luanda

A mesa redonda enquadra-se no âmbito da realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não-Violência - Bienal de Luanda, que vai de 22 a 24 do mês em curso e a Academia Diplomática Venâncio de Moura, enquanto braço académico do Ministério das Relações Exteriores, promove o evento que deverá agregar valor aos resultados projectados para a Bienal.

"O Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não-Violência - Bienal de Luanda é uma iniciativa conjunta da República de Angola, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da União Africana (UA)", lê-se numa informação divulgada no site da Bienal de Luanda.

A Bienal de Luanda reúne Chefes de Estado e de Governo, representantes de organizações internacionais, de instituições financeiras do mundo, investidores, comunidades artísticas e científica, jovens, mulheres e membros da sociedade civil, e foi concebido como espaço de reflexão sobre os principais desafios de desenvolvimento sustentável do continente africano e da importância das artes na consciencialização sobre o valor da cultura da paz, ideias e boas práticas relacionadas com o progresso social e económico no continente.

Além disso, o evento é uma plataforma de implementação do "Plano de Acção para uma Cultura de Paz em África/Actuemos pela paz”,adoptado em Março de 2013, em Luanda, no Fórum Pan-Africano "Fontes e Recursos para uma Cultura de Paz”. É um um espaço de fomento do compromisso dos líderes africanos e da sociedade civil do continente com fundamento nas aspirações da Agenda da União Africana 2063, nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e, finalmente, na Estratégia Operacional da UNESCO para a Prioridade África 2022-2029”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política