O Presidente da República, João Lourenço, em companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, deslocou-se, sábado, ao stand de Angola, onde a delegação projecta a participação na Cimeira do Clima COP28, na cidade do Dubai.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA congratula-se com a visita oficial do Presidente da República aos Estados Unidos da América (EUA), onde foi recebido, na Casa Branca, pelo homólogo norte-americano, Presidente Joe Biden, na última quinta-feira.
A Academia Diplomática Venâncio de Moura realiza, hoje, em Luanda, uma mesa redonda sob o tema: “O contributo de Angola para a cultura de paz em África”.
De acordo com o programa a que JA Online teve acesso, o director da Academia Diplomática Venâncio de Moura vai proferir as palavras de boas-vindas.
Os prelectores do tema "O Contributo de Angola para a Cultura de Paz em África” serão o doutor em História das Relações Internacionais, Issau Agostinho, o professor de Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, moderados pelo doutor em Direito Internacional, Carlos Queta.
Bienal
de Luanda
A mesa redonda enquadra-se no âmbito da realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não-Violência - Bienal de Luanda, que vai de 22 a 24 do mês em curso e a Academia Diplomática Venâncio de Moura, enquanto braço académico do Ministério das Relações Exteriores, promove o evento que deverá agregar valor aos resultados projectados para a Bienal.
"O Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não-Violência - Bienal de Luanda é uma iniciativa conjunta da República de Angola, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da União Africana (UA)", lê-se numa informação divulgada no site da Bienal de Luanda.
A Bienal de Luanda reúne Chefes de Estado e de Governo, representantes de organizações internacionais, de instituições financeiras do mundo, investidores, comunidades artísticas e científica, jovens, mulheres e membros da sociedade civil, e foi concebido como espaço de reflexão sobre os principais desafios de desenvolvimento sustentável do continente africano e da importância das artes na consciencialização sobre o valor da cultura da paz, ideias e boas práticas relacionadas com o progresso social e económico no continente.
Além disso, o evento é uma plataforma de implementação do "Plano de Acção para uma Cultura de Paz em África/Actuemos pela paz”,adoptado em Março de 2013, em Luanda, no Fórum Pan-Africano "Fontes e Recursos para uma Cultura de Paz”. É um um espaço de fomento do compromisso dos líderes africanos e da sociedade civil do continente com fundamento nas aspirações da Agenda da União Africana 2063, nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e, finalmente, na Estratégia Operacional da UNESCO para a Prioridade África 2022-2029”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) considerou, sábado, o tenente-general na reforma António Valeriano, falecido em Luanda, no passado dia 27 de Novembro, um notável comandante de tropas e homem de múltiplas qualidades.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, enalteceu, sábado, a 3ª Edição do Fórum Pan-Africano para Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de Novembro último, com foco no tema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
Os desafios de transformação digital do Tribunal de Contas estão, agora, mais reforçados, com a celebração de três acordos de cooperação técnica com as congéneres brasileiras do Estado do Ceará, Baía e o Instituto Rui Barbosa, durante o 3º Congresso Internacional dos órgãos supremos de fiscalização da legalidade das finanças públicas, realizado na última sexta-feira, na República Federativa do Brasil.
A provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, abordou, sexta-feira, com a juíza de Direito responsável pela Sala de Justiça Juvenil do Tribunal da Comarca de Luanda, Maria Alice, questões relacionadas aos direitos da criança.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.