Sociedade

Merenda nas escolas previne absentismo

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Mais de duas mil crianças do município da Chicala Choloanga, província do Huambo, beneficiaram da merenda escolar, no quadro do combate ao absentismo nas escolas, anunciou, ontem, o director municipal da Educação.

12/04/2024  Última atualização 11H46
Muitas crianças beneficiaram da merenda escolar © Fotografia por: DR
Augusto Catchissoquele Calei disse que a nível das escolas abrangidas pelo programa, no município em referência, está a haver um impacto positivo, porque a merenda escolar está a fazer com que os cerca de dois mil alunos abrangidos não abandonem as aulas devido à fome.

O responsável  municipal da Educação entende que se deve alargar o programa de merenda escolar para mais instituições de ensino, na circunscrição, uma vez que, contemplou, apenas, algumas escolas do ensino primário, das localidades de Cangombe, Mbave, Catete e Nunda.

O lanche dos alunos, disse, é baseado na distribuição de produtos do campo e importados, com destaque ao leite de soja, iogurte, bolacha, sumo, papa de farinha de milho, mandioca, batata-doce e outros tubérculos nutritivos, que visam melhorar a saúde e a dieta alimentar das crianças.

O dirigente municipal  explicou que o desafio do Governo do Huambo é atingir milhares de alunos em várias escolas do município, pelo facto de estar enquadrado no âmbito do programa de Combate à Pobreza, por um lado.

O gestor explicou, por outro lado, que a merenda escolar visa atender às necessidades nutricionais dos alunos durante a permanência na escola, contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento intelectual.

O director lembrou, ainda, que, com a entrada em vigor da distribuição da merenda nas instituições escolares, a assiduidade, pontualidade, assimilação do processo de ensino e aprendizagem das crianças melhoraram consideravelmente.

O director municipal da Educação realçou que, para além da merenda escolar ajudar os alunos a permanecerem na sala de aula, engajarem-se de forma positiva e determinada aos estudos,protege, também, os pequenos da tendência de desistência da escola.

A iniciativa, disse, está a atrair mais alunos nas escolas, sobretudo nas aldeias mais distantes da sede do município, reduzindo os índices de desistência nas escolas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade