Economia

Mercado recebe seis novos modelos de telefones “Feitos em Angola” pela Sunmax

Hélder Jeremias

Jornalista

A empresa Sunmax (de direito misto/angolano e chinês) apresentou, quarta-feira, em Luanda, seis novos modelos de telemóveis “Feitos em Angola”de marca Sunmax.

18/05/2023  Última atualização 11H19
Investimento directo estrangeiro © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Sunmax, Ranhao Lin, o aumento da capacidade instalada na ordem dos 500 mil telefones e outros dispositivos electrónicos fabricados, mensalmente, em Angola, permite contribuir para o aumento da receita fiscal do Estado por via da exportação de equipamentos para outros países da África Austral.

O responsável fabril revelou que a escolha de Angola para albergar o primeiro projecto de fabricação de telemóveis, smartphones, tablets, relógios digitais, entre outros meios tecnológicos, deveu-se ao facto de o país ter um forte potencial de crescimento económico, que permite perspectivar elevados índices de desenvolvimento nos próximos cinco anos, tendo em conta o factor demográfico, o carácter afável das populações e o empenho do Governo para a melhoria do ambiente de negócios.

Detida pelo Grupo Anxing, em parceria com a empresa Suntak, a marca Sunmax foi concebida para se adaptar às características ambientais de África, tendo Angola como a primeira localização da sua fábrica, dotada de seis linhas de produção e uma de embalagem, que garantem o emprego directo a mais de 400 jovens.

A funcionar em Angola desde Novembro de 2022, a Sunmax já lançou no mercado angolano 15 modelos de telefones, sendo cinco (5) modelos no sistema analógico e 10 digitais com elevada procura no mercado, fruto da inovação contínua e crescente qualidade dos produtos, muito referenciados na melhoria das especificações técnicas, como bateria, armazenamento, processamento, qualidade da câmara e design. Entre as valências, realce para o sistema de gerenciamento de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), ferramenta de segurança que impede a utilização para actividades ilegais, como roubo, fraude ou falsificação. Permite rastrear dispositivos furtados, pedidos, assim como identificar dispositivos utilizados de forma inadequada. A empresa conta com 95 por cento de trabalhadores nacionais, desde gestores, representantes, supervisores, promotores, técnicos de pós-venda, de produção e administrativos.

Na cerimónia de ontem, estiveram representantes dos ministérios das Finanças, Indústria e  Comércio e da Administração Municipal de Viana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia