Economia

Mercado opera em baixa devido ao recuo do PIB

A meio de tarde de ontem, o índice Dow Jones (que reflecte as transacções das 30 principais companhias listadas na Bolsa de Nova Iorque durante a sessão) operou em baixa de 0,42 por cento, descendo para 32.062,40, sob influência do anúncio da queda de 0,9 pontos percentuais do PIB dos Estados Unidos no terceiro e no segundo trimestre.

29/07/2022  Última atualização 13H10
© Fotografia por: DR

O recuo do Dow Jones dá-se depois de, na quarta-feira, a bolsa nova-iorquina ter registado uma valorização acentuada, com o índice a ganhar 1,37 por cento.

"Os dados macroeconómicos têm um papel determinante hoje e não foram bons”, resumiu Patrick O'Hare, da Briefing.com, um dos maiores "sites” financeiros do mundo.

A economia dos Estados Unidos recuou 0,9 por cento entre Abril e Junho, em ritmo anualizado, registando uma queda no Produto Interno Bruto (PIB) pelo segundo trimestre consecutivo, indicou hoje o Departamento do Comércio.

No primeiro trimestre, o PIB norte-americano tinha registado uma contracção de 1,6 por cento, de acordo com os dados divulgados.

Estes dados indicam que a primeira economia mundial estaria a entrar em recessão técnica, que é definida por dois trimestres consecutivos de crescimento negativo, mas esse cenário tem sido afastado pela administração norte-americana e por vários economistas, que consideram que a economia não está necessariamente em recessão, tendo outros indicadores mais favoráveis.

Na quarta-feira, a reserva Federal, o banco central norte-americano, anunciou uma subida de 75 pontos base na taxa dos fundos federais, continuando a trajectória para tentar travar a inflação, que atingiu 9,1 por cento em Junho.

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, garantiu, na conferência de imprensa realizada após a reunião do banco central, que a economia não está em recessão, mas reconheceu que há uma desaceleração.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia