O ministro da Economia e Planeamento afirmou, sexta-feira(2), em Lisboa, que o país está aberto ao investimento privado nacional e estrangeiro, com condições fiscais justas para todos os que pretendam apostar no desenvolvimento económico do país.
O governante falava durante a abertura do 1° Fórum Técnico de Empreendedorismo e Desenvolvimento, promovido pela Embaixada de Angola em Portugal, com apoio do Instituto Politécnico de Lisboa, que reuniu homens de negócio dos dois países, em Lisboa.
No evento, o ministro da Economia e Planeamento sugeriu aos empresários para contribuírem no processo da aproximação dos dois mercados, sublinhando o impacto que essa iniciativa terá no crescimento económico de ambos os países.
Os empreendedores na diáspora, disse, podem desempenhar um papel importante na facilitação do comércio e dos investimentos entre Angola, de onde são originários, e Portugal, como, por exemplo, no domínio das franquias.
Para o governante, o evento surge num contexto muito interessante da procura de Angola como um mercado sólido, transparente e previsível, distante do modelo de operação logística de distribuição de produtos importados, como foi no tempo da guerra.
O embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, reafirmou, a propósito, que a diversificação da economia diminuiu a dependência do petróleo, como antes se verificava. Salientou, também, que a agricultura ocupa um lugar importante para a diversificação, assim como a agro-indústria.
Apelou aos empresários a investirem em Angola, país que "tem muito para oferecer”. Durante o encontro, foram abordados temas como "Potencialidades e desafios de Angola no mundo actual”, "A educação, o Desenvolvimento e a Era digital” e "A Agricultura, a Indústria de Transformação e de Distribuição”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) esclareceu, esta quarta-feira, através de uma nota enviada às redacções, ao que chama de imprecisões postas a circular em alguns meios de comunicação social, sobre a paragem programada agendada para o período entre 20 de Fevereiro e 26 de Março, no FPSO Dália do Bloco 17.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Concessionária Nacional, veio a público, na terça-feira, prestar um esclarecimento face às imprecisões postas a circular em alguns meios de comunicação social, a propósito da paragem programada que se vai registar de 20 de Fevereiro a 26 de Março, no FPSO Dália do Bloco 17, operado pela TotalEnergies, que produz em média 120 mil barris de petróleo por dia (KBPD).
Sob o lema “Os Desafios da Auto-suficiência Alimentar”, Luanda acolhe, na sexta-feira, o primeiro Fórum Nacional da Indústria e Comércio, que tem dentre outros objectivos, alinhar a perspectiva estratégica do Ministério no período 2023-2027.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.