Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
A Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, em conferência de imprensa, que estão encerradas as operações de remoção dos escombros do edifício 76-78, que demoliu, na madrugada de sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
O Mercado do Bairro Operário vai reabrir ao público no final deste mês, uma vez que as obras de construção estarem já praticamente concluídas, garantiu o administrador para Área Técnica do Distrito Urbano do Sambizanga.
Daniel Siamusseque referiu, ontem, que as obras duraram sete meses e, neste momento, estão na fase final, o que permite que o espaço comercial seja entregue aos vendedores.
O mercado vai dispor de 540 bancadas e outros serviços, com destaque para lojas para venda de bijutarias, restauração, frigoríficos, zonas para arrumação (a conhecida área de processo), o que garante albergar cerca de mil vendedores.
O administrador distrital adjunto advertiu que não será possível que quer no Bairro Operário, quer nos mercados do São Paulo e Calusinga se vendam em locais impróprios.
Para isso, está-se a fazer um trabalho de sensibilização, iniciado há cerca de três meses, para que as vendedoras não voltem a comercializar em zonas proibidas.
Daniel Siamusseque disse não existir necessidade de as pessoas venderem em locais impróprios, uma vez que se fez grandes melhorias nos três mercados acima referidos, justamente para que as pessoas exerçam a actividade de venda em lugares mais cômodos.
Para uma melhor organização nos mercados, o administrador adjunto disse que existe uma base de dados dos vendedores cadastrados na área de Comércio, onde se tem vindo a trabalhar muito antes da requalificação dos mercados.
Em relação à prática dos fiscais de supostamente se apoderarem dos produtos comercializados pelas vendedoras em locais inapropriados, Daniel Siamusseque referiu que "são poucos os casos que Administração recebe, e das denúncias recebidas, a Comissão Administrativa de Luanda deu o devido tratamento”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda informou, este domingo, num comunicado, a que o JA Online teve acesso, que poderá anunciar o fim das operações e sugere que a entidade privada responsável pelo edifício reforce o diálogo com os moradores para os passos subsequentes.
O perímetro onde desabou, na madrugada de sábado, um prédio de seis andares, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, já foi vedado pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, descartando a existência de perdas humanas nos escombros.
O troço rodoviário da Avenida Comandante Valódia rodoviário (onde desabou o prédio 41), na madrugada de sábado, em Luanda, pode ser reaberto ao trânsito, na segunda-feira, às 6horas da manhã, para facilitar a mobilidade automóvel.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Sete pessoas morreram, na sexta-feira, na explosão ocorrida numa fábrica de chocolates, em West Reading, no estado da Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), disseram, no domingo, as autoridades norte-americanas.
O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) vai realizar, esta segunda-feira, numa das unidades hoteleiras de Luanda, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pelas 10 horas.
Dois indivíduos foram detidos, na província do Moxico, por se fazerem passar por oficiais das Forças Armadas Angolanas (FAA) e por terem burlado 49 mil e 600 kwanzas a dois cidadãos, soube, este domingo, o JA Online, através de uma nota do Ministério do Interior.
O exército da República Democrática do Congo anunciou, este domingo, a morte de cerca de vinte milicianos das Forças Democráticas Aliadas (ADF) durante uma operação em Ruwenzori, na província do Kivu Norte, no nordeste do país.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros reafirmou, este domingo, em conferência de imprensa, não haver vítimas mortais, dos escombros do desabamento do edifício 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, ocorrido na madrugada de sábado, último.