Economia

Mercado cambial permanece estável

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA) definiu o mercado cambial pela estabilidade da taxa de câmbio observada desde Novembro último e pela ligeira apreciação do kwanza verificada desde o início do ano, em declarações transmitidas ontem, pela Rádio Nacional de Angola.

14/04/2021  Última atualização 13H05
Líder do BNA faz avaliação positiva do curso do kwanza © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro
José de Lima Massano indicou que, como resultado das reformas operadas, o diferencial entre as taxas de câmbio do mercado e informal, de 150 por cento para o Dólar, caiu para uma percentagem inferior a 10 por cento, chegando a algo como 5,0 por cento em relação do ao Euro.
O câmbio revelava as distorções que impediam as operações no sistema, fazendo com que "as operações fossem feitas na rua” e com pagamento de prémios, afirmou, sublinhando que essa pressão "não é colocada neste momento, nos mesmos termos que tínhamos no passado”, pelo que "o mercado cambial tem estado a funcionar, hoje, sobre critérios de maior equilíbrio”.

"A partir do momento em que a taxa de câmbio passa a fazer esse papel, o mercado no seu todo vem-se ajustando: é o que o BNA esta a fazer”, sublinhou José de Lima Massano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia