Política

Mensagem para Paul Kagame foi entregue segunda feira em Kigali

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, foi recebido, segunda-feira, em audiência, pelo chefe da diplomacia do Rwanda, Vicente Biruta, a quem entregou uma mensagem do Presidente João Lourenço para o homólogo rwandês, Paul Kagame.

09/04/2024  Última atualização 09H19
© Fotografia por: DR

Na ocasião, Liberdade e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Rwanda analisaram, também, as relações bilaterais.

O Presidente João Lourenço recebeu, em Março último, o homólogo do Rwanda, para abordar a paz no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

O encontro enquadrou-se na acção diplomática do Chefe de Estado angolano, por mandato da União Africana, para reaproximar as lideranças da RDC e do Rwanda, com o objectivo da pacificação daquela região onde actua a guerrilha do M23, uma força insurgente que Kinshasa afirma beneficiar do apoio rwandês.

Duas semanas antes, João Lourenço encontrou-se com o homólogo da RDC, Félix Tshisekedi, por via do qual o líder congolês aceitou sentar-se à mesa com Kagame para uma solução segura e pacífica no Leste da República Democrática do Congo.

 
Genocídio

O ministro Liberdade deslocou-se a Kigali, onde representou, domingo último, o Presidente da República no acto alusivo ao 30.º aniversário do genocídio contra a etnia tutsi, no Rwanda.

Na cerimónia realizada no Arena de Kigali, o ministro angolano foi acompanhado pelo embaixador no Rwanda, Eduardo Octávio, tendo depositado uma coroa de flores no Memorial do Genocídio de Kigali.

O acto contou com Chefes de Estado de países africanos, asiáticos, americanos e europeus, assim como representantes de organizações internacionais, nomeadamente, das Nações Unidas, União Africana, União Europeia, entre outras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política