Sociedade

Menongue recebe meios de limpeza

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

A recolha de resíduos sólidos na cidade e nos bairros periféricos de Menongue melhorou depois da entrega, pelo Governo do Cuando Cubango, à Administração Municipal de novos equipamentos para o saneamento básico.

12/04/2024  Última atualização 11H07
Novos meios vão ajudar no melhoramento da higiene © Fotografia por: Edições Novembro
Entre os meios entregues constam 40 contentores plásticos, 15 motorizadas de três rodas, das quais sete adaptadas com sistema de basculantes, 100 ancinhos, máscaras faciais, vassouras e enxadas, no sentido de reforçar a capacidade operacional de limpeza na cidade e na periferia.

O administrador municipal de Menongue, José Ernesto da Silva, considerou que os equipamentos recebidos vão permitir dar maior dinamismo na limpeza e consequentemente na transportação do lixo.

Modelo de recolha

Para o governador do Cuando Cubango, José Martins, a entrega destes equipamentos, além de facilitar os trabalhos habituais de saneamento básico, vai permitir, também implementar um modelo de recolha de lixo ao domicílio, de forma a evitar a dispersão de lixo na via pública.  

O governador disse estar preocupado por causa da paralisação das quatro empresas de recolha de lixo em Menongue e prometeu que o Governo local vai trabalhar para a província estar constantemente limpa.             

"Nesta altura, com a paralisação dos camiões pesados e basculantes destas empresas, achamos melhor a uniformização do modelo de recolha de lixo porta-a-porta, em horários a definir, para se evitar vários amontoados de resíduos sólidos na cidade de Menongue, sobretudo nos lugares onde não existem contentores em condições e a população despeja o lixo no chão”, disse.

A par da capital da província, o governador garantiu que outras sedes municipais com zonas urbanas, nomeadamente o Cuchi e Cuito Cuanavale vão ser também contempladas com meios para o saneamento básico.

José Martins anunciou para, dentro de dias, a construção de um aterro sanitário adequado na cidade de Menongue.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade