Cultura

Memorial projecta intercâmbio com embaixada italiana no país

O Memorial Dr. António Agostinho Neto e a Embaixada da República da Itália em Angola realizaram um encontro de trabalho, numa das salas do Memorial, em Luanda.

31/01/2023  Última atualização 07H05
Embaixador da Itália em Angola, Cristiano Gallo (ao centro), ladeado por Francisco Makyesse e Kassandra Pascoal © Fotografia por: DR
O encontro teve como objectivo principal avaliar a proposta da "Ponte Tra Culture” Società Cooperativa (Itália) di Gianluca Barbadori (Regista e Pedagogo Internacional) que apresenta um programa de intercâmbio artístico e cultural para saudar o Centenário do escritor Italo Calvino e um ciclo de formação e montagem de espectáculo teatral com cerca de 25 actores na província de Luanda.

O encontro foi dirigido pelo director-geral adjunto do Memorial Dr. António Agostinho Neto, Francisco Makyesse, com a presença do embaixador Italiano em Angola , Cristiano Gallo, do Primeiro secretário e Encarregado de Negócios da Embaixada Italiana em Angola, Gabriel Magnini, e da assessora de imprensa e Comunicação do Atelier D’Artes Lucengomono, Kassandra Pascoal. O Programa designa-se Progetto Anniversario Calvino/2023, que inclui laboratório de formação teatral e espectáculo em homenagem ao Italo Calvino pelo seu centenário, a ser realizado com jovens actores de língua portuguesa.

Um programa a ser desenvolvido entre "Ponte Tra Culture” Società Cooperativa (Itália) di Gianluca Barbadori e Atelier D’Artes Lucengomono em colaboração com o Memorial Dr. António Agostinho Neto, Centro Cultural Dr. Agostinho Neto, no Bairro Operário, com o apoio da Embaixada da República Italiana em Angola.

Durante a leitura e a apresentação do referido programa ficou acertado a realização do laboratório de formação teatral, montagem e apresentação do espectáculo baseado na obra "Il barone Rompante” - o Barão Rompante, de Italo Calvino, a ser trabalhado no imaginário contemporâneo, envolvendo um grupo de escritores de Luanda que ajudarão a desenvolver a escrita, propondo referências de contexto angolano, sendo uma das formas de contextualização que une duas culturas diversas através deste intercâmbio.

A montagem do espectáculo vai ser trabalhado em três níveis: escrita, recitação (interpretação) e vídeo.

 O espectáculo vai ser apresentado em cinco cidades, nomeadamente Uige, Caxito, Lubango, Benguela, e Luanda a principal cidade que vai acolher o laboratório de formação e espectáculo, no Centro Cultural Dr. Agostinho Neto, Bairro Operário e Memorial Dr. António Agostinho Neto, Praia do Bispo, baixa de Luanda.

O referido projecto terá um programa (roteiro) próprio durante três semanas do mês de Junho, intensa acção de formação com horários diurnos e nocturnos com o professor e director, Gianluca Barbadori.

O encontro, realizado no passado dia 23 deste mês, terminou com uma visita guiada, na expectativa de convidar também o embaixador Gallo a realizar acções da sua agenda anual no Memorial. Recorda-se ainda que a Itália foi o primeiro país da Europa a reconhecer a independência de Angola de 11 de Novembro de 1975

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura