O Memorial Agostinho Neto e o Centro Fidel Castro Ruz, duas instituições públicas destinadas a difundir, estudar e investigar os pensamentos e as obras dos dois destacados líderes políticos de Angola e de Cuba assinaram, em Havana, na quinta-feira, um acordo de cooperaçao.
Segundo uma nota da Embaixada de Angola em Cuba, o acordo vai permitir a divulgação histórica, intercâmbio científico, bem como o resgate, a preservação e a socialização cultural entre os dois países.
De acordo com o documento, o director do Centro Fidel Castro, Rene Barrios, referiu que "os laços entre Agostinho Neto e o Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz são a base da indestrutível irmandade histórica entre Cuba e Angola”.
Para o director-geral adjunto do Memorial Agostinho Neto, Francisco Makiesse, "a cooperação entre as duas instituções é o símbolo indispensável para a reconstrução, recriação da história e para que as novas gerações possam aprender e conhecer os dois líderes que contribuíram para a conquista da paz, da harmonia, da unidade e solidariedade entre os povos.”
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNo dia 25 de Maio de 1963, há 60 anos, o Imperador da Etiópia, Haile Selassie, era proclamado, em Addis Abeba, o primeiro presidente da Organização de Unidade Africana-OUA, criada nesse dia, cargo que exerceu até 17 de Julho de 1964.
O romance "A Mãe" do conceituado escritor angolano, Manuel Rui Monteiro será apresentado, terça-feira, na União dos Escritores Angolanos, a partir das 17h30, segundo uma nota enviada, hoje, ao JA Online.
Após algum tempo ausente dos palcos, a cantora Helga Fêty está de regresso aos palcos, com o lançamento do single, “Você me Conquistou”, que conta com a participação de “Filho do Zua”, soube, hoje o JA Online junto da assessoria da artista.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.