Política

Membros do Conselho da República tomam posse hoje na Cidade Alta

Os membros do Conselho da República tomam posse, hoje, no Palácio da Cidade Alta, após designação, esta terça-feiras, pelo Chefe de Estado, João Lourenço, com destaque para figuras como o antigo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, e a jornalista Paula Simons.

21/09/2022  Última atualização 09H05
O novo Conselho que entra em funções hoje, resulta da necessidade de adequar a sua organização e o funcionamento à investidura do Presidente da República © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro
A nota de imprensa a que o Jornal de Angola teve acesso, realça a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que assumiu as funções após ser eleita no pleito de 24 de Agosto. Assim, a Secretária para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República refere, a propósito, que, por inerência de funções, passam a integrar, igualmente, o órgão colegial a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e o procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz.

A lista prossegue com a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, os presidentes da UNITA, Adalberto Costa Júnior, da FNLA, Nimi a Simbi, do PRS, Benedito Daniel, e do PHA,  Florbela Malaquias.

Para integrarem, também, o órgão, o Presidente da República, João Lourenço, designou Adriano Botelho de Vasconcelos, Alfeo Vinevala Sachiquepa, António Charles Muanauta Cabamba e Deolinda Dorcas Zola da Graça Paulo Teca.

Foram designados, de igual modo, Fernanda Renée Ulombe Samuel, Francisco Manuel Monteiro de Queiroz, Ismael Mateus Sebastião, Jorge Alicerces Valentim e José Carlos Manuel de Oliveira Cunha.

Completam a lista Luís Nguimbi, Manuel António Monteiro, Paula Marina Valério Alho Simons, Rosa Maria Martins da Cruz e Silva, Suzana Deolinda Sousa Mendes Viriato, Suzete Francisco João.

A nova composição do Conselho da República resulta da necessidade de adequar a sua organização e o funcionamento à investidura do Presidente da República e da Vice-Presidente da República, bem como a tomada de posse dos deputados à Assembleia Nacional, na sequência das Eleições Gerais de 24 de Agosto.

O Conselho da República é um órgão Colegial Consultivo do Chefe de Estado, do qual fazem parte o Vice-Presidente da República, os presidentes da Assembleia Nacional, dos partidos políticos com assento parlamentar, o procurador-geral da República e a vice-presidente do MPLA, entre outras figuras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política