Reportagem

Melhoria das vias rodoviárias é prioridade no Kilamba Kiaxi

A reabilitação e recuperação das estradas secundárias e terciárias fazem parte das grandes prioridades da Administração Municipal do Kilamba Kiaxi para os próximos cinco anos.

29/01/2023  Última atualização 18H30
Circulação rodoviária no interior do município do Kilamba Kiaxi vai conhecer dias melhores com a execução de projectos gizados no quadro do PIIM © Fotografia por: DR

A administradora Naulila André, há menos de dois meses no cargo, avançou que o município está a usar recursos próprios para levar a cabo trabalhos de reabilitação e terraplanagem de algumas vias.

No conjunto de intervenções, a Administração vai actuar sobre a via do Projecto Nova Vida, ruas do KM-9, Calemba 2/Kimbango, Almeida Monteiro (Avô Kumbi), e a Avenida Luther Rescova, esta última que está na agenda do Governo Provincial de Luanda.

A administradora referiu-se à operação "Tapa Buraco”, para fazer diminuir o efeito das chuvas nas ruas do município. "Já demos início a trabalhos de terraplanagem nalguns distritos”.

Naulila André realçou que, tão logo seja disponibilizada a verba do Orçamento Geral do Estado, vai ser prestada maior atenção às ruas, no sentido de permitir, também, o fácil acesso a elas e banir o descongestionamento no trânsito.

No quadro desse projecto, apontou uma intervenção à zona da Igreja de Santa Teresinha e outras como é o caso da rua Santa Teresinha e outras ruas terciárias, muitas das quais nas subzonas 14 e 16.

Muitas dessas acções, segundo a administradora Laulila André, que falava ao Jornal de Angola, no quadro do 447º aniversário da Cidade de Luanda, estão enquadradas na carteira de projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

 

Obras em fase conclusiva

No quadro do PIIM, o Kilamba Kiaxi vai dispor de mais de seis novas infra-estruturas e outras reabilitadas, algumas das quais estão já em fase conclusiva. Trata-se do Campo Polivalente do Palanca e duas esquadras policiais, sendo a 28ª do Distrito Urbano do Golfe e a do Sapu.

Para a gestora pública, a ideia das autoridades é procurar concluir os projectos anteriores, no sentido de dar espaço à execução de novas obras, com grande incidência sobre unidades hospitalares, redes escolares e esquadras policiais.

Neste ano, além das unidades clínicas e escolares, a Administração vai desenvolver uma série de acções ao nível do saneamento básico, segurança pública, combate à venda desordenada e dar maior visibilidade ao sector cultural.

Naulila André avançou que o município vai dispor, ainda neste ano, de dois centros materno-infantis, sendo um no Distrito do Nova Vida, com 35 camas, e outro no Golfe, com capacidade para 45 leitos, além de igual número de escolas primárias no Palanca e Sapu.

A unidade escolar do Distrito do Palanca vai ter 18 salas de aula e áreas administrativas, enquanto a escola da Sapu terá capacidade para 12 salas de aula. Está, igualmente, prevista uma esquadra policial, no bairro Quintalão do Petro (Distrito do Golfe).

 

Ensino com sinais de crescimento

Uma das áreas mais bem servidas a nível do município do Kilamba Kiaxi é o ensino, quer universitário quer geral, embora a administradora reconheça a necessidade de mais instituições.

No nível superior, o município acolhe a Universidade Católica de Angola (UCAN), uma das maiores referências da formação do país, Universidade Técnica de Angola (UTANGA), Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) e a Escola Superior Tocoísta.

Mas, o município conta, ainda, com 434 escolas, das quais 34 públicas, e as restantes são público-privadas ou comparticipadas e privadas.

No ensino primário, a administradora municipal anunciou o reinício da acção de expansão da distribuição da merenda escolar, um programa que serve para combater a abstenção nas salas de aula.

Naulila André avançou que, numa primeira fase, a distribuição já está a ser feita em dez escolas primárias.

 

Complexo Cardeal Dom Alexandre

Um dos empreendimentos mais imponentes que o município tem é o Complexo Hospitalar Cardiopulmonar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, o antigo Hospital Sanatório de Luanda.

Além desta unidade de saúde, o município conta, também, com o Hospital Geral de Luanda e o Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi (Materno Infantil Avô Kumbi).

Mas, no total, o Kilamba Kiaxi tem um registo de oito centros de saúde, todos materno-infantis.

"A nossa preocupação é trabalhar para concluir as obras de ampliação do Hospital Avô Kumbi”, anunciou a administradora.

 

Água e saneamento básico

A melhoria da distribuição da água potável é outra aposta da Administração Municipal. Naulila André ressaltou que decorrem esforços da parte da Empresa Pública de Água (EPAL) para se alcançar esse propósito o mais rápido possível.

Explicou que essa abordagem é da responsabilidade do Ministério da Energia e Águas, mas que ao nível da Administração está-se a trabalhar na abertura de válvulas em certos pontos do município, uma vez que o acesso ao produto é ainda deficiente.

Essa situação da deficiente distribuição de água é agravada pelo garimpo, que é bastante acentuado na zona da Sapu, onde intervenções com a EPAL e a Polícia vão decorrer em breve.

Outro desafio é fazer com que a população saiba a importância das valas de drenagem ou de escoamento das águas pluviais.

Presentemente, o município tem cerca de 20 valas que atravessam quase todo o território do Kilamba Kiaxi. Muitas delas têm trabalhos por concluir e outras enfrentam o problema das construções desordenadas à sua volta.

No tocante à limpeza do município, garantiu que houve grandes melhorias. A recolha também é mais eficaz, o que ajudou a diminuir os amontoados de lixo.

"Os distritos do Palanca e Sapu são os territórios que mais nos preocupam, por serem áreas com um solo que não permite o enxugamento da água da chuva e acabam por ter muitas bacias, que levam tempo a drenar”, explicou.


Administração aposta na iluminação e segurança públicas

O trabalho a nível da iluminação pública, mobilidade, vendas desordenadas e a reparação das valas de drenagem são situações que, também, merecem a atenção da Administração.

A administradora Naulila André considerou que a melhoria da iluminação pública vai dar um grande contributo para a segurança nas ruas do município.

No que diz respeito à segurança e ordem públicas, o município tem mais cinco esquadras policiais, mas a projecção é que se aumente este serviço, o que será possível graças aos projectos do PIIM.

"A Polícia tem feito um trabalho organizado com as associações, a fim de melhorar a segurança, a tranquilidade e o ambiente social. Por isso, devemos prestar atenção aos jovens que acabam sendo os alvos de criminalidade”, disse.

Nessa batalha, a Administração Municipal tem contado com a colaboração das 25 denominações religiosas existentes, que, também, ajudam com a disposição de alguns centros sociais.

 

Centros culturais

O município não tem nenhum centro cultural, neste momento, confirmou Naulila André. Porém, dispõe de uma biblioteca municipal, sita na Rua 17 de Setembro, no bairro Golfe.

Esse espaço tem acolhido algumas actividades culturais, mas a administradora entende que aquela região da província de Luanda precisa de mais lugares para a realização desse tipo de manifestações.

Por isso, anunciou a construção de salas de teatro e espectáculos, de maneira a elevar a cultura nacional a nível do município. "O objectivo é termos alguns espaços apropriados. Estamos a discutir a possibilidade da transformação dos espaços mal aproveitados para responderem essas necessidades”, disse.

A Administração está a trabalhar na questão do portal e de um website, para que os munícipes possam partilhar as suas preocupações e contribuições para a melhoria do desenvolvimento dos vários sectores do município e de seus distritos.

Por enquanto, o município tem uma página oficial na rede de maior acesso na Internet, o Facebook, para os munícipes fazerem um acompanhamento do trabalho da Administração Municipal do Kilamba Kiaxi.


Nova divisão administrativa pode retirar três distritos ao município

Quanto à nova divisão administrativa, Naulila André avançou que é uma matéria que está a cargo do Governo Provincial de Luanda e no âmbito das discussões públicas, mas carece de aprovação.

Para já, a administradora revelou que a proposta do Governo para o Kilamba Kiaxi é que alguns distritos urbanos passem à categoria de município, como são os casos da Sapu, Palanca e Projecto Nova Vida.

 

História do Município

Kilamba Kiaxi é uma expressão com um significado histórico, proveniente na língua regional Kimbundu e designa uma "cidade que guia os homens” ou "Terra de Kilamba”.

Kilamba (Kiaxi), um cognome do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, cruza em todo o Oeste do território com o maior curso de água inteiramente na mancha urbana da região metropolitana de Luanda, o rio Cambambe, que desagua na Baía do Mussulo.

Fundado a 17 de Setembro de 1976, resultado da última divisão político-administrativa da província de Luanda, o Kilamba Kiaxi é denso, com uma população estimada em 1.361.177 mil habitantes e uma extensão geográfica de aproximadamente 51.7 quilómetros quadrados , com sede no Golfe.

O Kilamba Kiaxi está limitado pelos municípios de Luanda, Talatona, Cazenga e Viana. Está subdividido por quatro distritos urnanos, designadamente Golfe, Palanca, Projecto Nova Vida e Sapu.

O seu distrito com maior população é o Golfe, com uma média de 615 mil habitantes, e o distrito urbano com maior dimensão geográfica é o da Sapu, que tem uma área total de 15.009 quilómetros.

Um dos pontos históricos do município é o Largo 17 de Setembro, onde se encontra o busto de Agostinho Neto. É neste município onde fica o Mercado dos Correios, os templos das igrejas Simão Kimbango e Tocoista, e o Hospital Divina Providência, que tem, também, uma área especializada no tratamento da tuberculose.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Reportagem