Economia

Meio milhão financiado pelo Crédito Jovem Agricultor

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Mais de 500 jovens beneficiaram, em todo o país, de financiamentos do programa de “Crédito Jovem Agricultor”, instituído pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

02/04/2023  Última atualização 08H31
Presidente do CNJ entre a vice-governadora do Cuando Cubango e o representante do FADA © Fotografia por: LOURENÇO BULE | Edições Novembro

A informação foi avançada, sábado, à imprensa, pelo presidente do CNJ, Isaías Kalunga durante a entrega, em Menongue, de um cheque de 282 milhões de kwanzas, a favor de 94 jovens da província do Cuando Cubango, à razão de três milhões de kwanzas para cada.

Isaías Kalunga disse que, de acordo com o memorando entre o CNJ e o FADA, ainda há mil milhões de kwanzas para apoiar jovens empreendedores do sector agrícola e o cheque entregue à juventude do Cuando Cubango enquadra-se no programa que visa à massificação do empreendedorismo a nível das comunidades em todo o país, com foco essencial na produção nacional.

A entrega do cheque aos 94 jovens da província do Cuando Cubango, realçou, não significa o fim do processo de financiamento no âmbito do programa de Crédito Jovem Agricultor nessa região, mas o primeiro passo para que outros interessados possam aderir, sendo que o principal requisito é que estejam devidamente legalizados.

"O CNJ não vende sonhos, trabalha afincadamente para resolução dos problemas que afligem a juventude do país e, um dos exemplos práticos, é a entrega oficial do cheque aos jovens empreendedores da província do Cuando Cubango, fruto da parceria com o FADA”, declarou.

O CNJ está a apoiar jovens empreendedores a título individual e em cooperativas para que possam dar seguimento à actividade agrícola, à diversificação da economia nacional, combate à fome e à pobreza, bem como o aumento dos rendimentos das famílias e a criação de postos de trabalho.

Isaías Kalunga disse que o crédito é direccionado a todos jovens que já produzem e outros com iniciativas no domínio agrícola, o que vai permitir criar postos de trabalho, mas a quota de beneficiários vai aumentar na segunda fase do projecto.

Além do financiamento, o programa inclui a formação e assistência técnica aos jovens durante dois anos, para garantir a sustentabilidade dos financiamentos até à devolução do capital.

 

Cidades agro-pecuárias

Isaías Kalunga anunciou que o CNJ tem em carteira a criação, numa primeira fase, no município de Menongue, de uma cidade agro-pecuária destinada a jovens, onde se projecta a instalação de escolas e espaços de lazer, com cada cooperativa implantada a ter a obrigação de produzir em 10 hectares de terras aráveis.

Com esta iniciativa, as cooperativas desse empreendimento vão contribuir para o aumento da produção nacional, melhoria da dieta alimentar e a elevação dos rendimentos das famílias através do sector agrário.

Considerou ser necessário que os jovens da província do Cuando Cubango trabalhem cada vez mais, para que o Executivo angolano se sinta obrigado a criar de condições para melhoria das vias de acesso, com vista a permitir o escoamento dos produtos do campo para a cidade e vice-versa, bem como a melhorar a circulação de pessoas e bens.

Na ocasião, o responsável apresentou o recém-nomeado coordenador do Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (PROJAPRON), João Lara, com o objectivo de incentivar, no seio da juventude, a prática da agricultura, pecuária e aquicultura, para que se deixe de formar jovens com base na teoria, privilegiando as acções práticas e decisivas para o desenvolvimento sustentável do país.

O representante do FADA, Rui Fonseca, apelou aos beneficiários do programa Crédito Jovem Agricultor, a começarem já a trabalhar, para que, dentro de três meses, possam usufruir das primeiras colheitas nas suas áreas de cultivo.

Rui Fonseca disse que o FADA tem o compromisso de contribuir para a elevação do potencial produtivo dos jovens através da aposta no campo, tendo em conta que são a força motriz para o desenvolvimento do país.

Responsável solicita rigor no reembolso

A vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Económico e Social, Helena Chimena, que participou no acto da entrega do cheque, sublinhou que o crédito instituído pelo FADA e o CNJ consta na carteira dos grandes projectos e programas traçados pelo Executivo para melhorar a qualidade de vida dos jovens, promover o auto-emprego, diversificação da economia e aumento da produção nacional.

Helena Chimena apelou aos beneficiários a ser  responsáveis na aplicação dos recursos financeiros obtidos, para que toda a população da província do Cuando Cubango possa ser favorecida.  

A responsável felicitou os beneficiários da primeira fase do programa Crédito Jovem Agricultor, encorajando o CNJ e o FADA a continuarem a trabalhar para o êxito deste programa, insistindo e que os beneficiários reembolsem os valores do crédito na data estipulada.

O financiamento, frisou, não é uma oferta, mas uma estratégia do Governo angolano para a promoção da prática da agricultura e promoção do auto-emprego. "Depois do término do período de carência, os beneficiários devem reembolsar os valores ao FADA, para que outros jovens possam também beneficiar do referido crédito, para o renascimento de uma Angola melhor para todos”, disse.

No Cuando Cubango, Isaías Kalunga manteve um encontro com líderes de distintas organizações juvenis, com o objectivo de obter informações sobre o actual estado da associativismo juvenil no Cuando Cubango e visitou ainda as obras da Centralidade do Tucuve e uma escola de sete salas de aula no bairro Forte Vunongue.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia