Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
Mais de 500 jovens beneficiaram, em todo o país, de financiamentos do programa de “Crédito Jovem Agricultor”, instituído pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ).
A informação foi avançada, sábado, à imprensa, pelo presidente do CNJ, Isaías Kalunga durante a entrega, em Menongue, de um cheque de 282 milhões de kwanzas, a favor de 94 jovens da província do Cuando Cubango, à razão de três milhões de kwanzas para cada.
Isaías Kalunga disse que, de acordo com o memorando entre o CNJ e o FADA, ainda há mil milhões de kwanzas para apoiar jovens empreendedores do sector agrícola e o cheque entregue à juventude do Cuando Cubango enquadra-se no programa que visa à massificação do empreendedorismo a nível das comunidades em todo o país, com foco essencial na produção nacional.
A entrega do cheque aos 94 jovens da província do Cuando Cubango, realçou, não significa o fim do processo de financiamento no âmbito do programa de Crédito Jovem Agricultor nessa região, mas o primeiro passo para que outros interessados possam aderir, sendo que o principal requisito é que estejam devidamente legalizados.
"O CNJ não vende sonhos, trabalha afincadamente para resolução dos problemas que afligem a juventude do país e, um dos exemplos práticos, é a entrega oficial do cheque aos jovens empreendedores da província do Cuando Cubango, fruto da parceria com o FADA”, declarou.
O CNJ está a apoiar jovens empreendedores a título individual e em cooperativas para que possam dar seguimento à actividade agrícola, à diversificação da economia nacional, combate à fome e à pobreza, bem como o aumento dos rendimentos das famílias e a criação de postos de trabalho.
Isaías Kalunga disse que o crédito é direccionado a todos jovens que já produzem e outros com iniciativas no domínio agrícola, o que vai permitir criar postos de trabalho, mas a quota de beneficiários vai aumentar na segunda fase do projecto.
Além do financiamento, o programa inclui a formação e assistência técnica aos jovens durante dois anos, para garantir a sustentabilidade dos financiamentos até à devolução do capital.
Cidades agro-pecuárias
Isaías Kalunga anunciou que o CNJ tem em carteira a criação, numa primeira fase, no município de Menongue, de uma cidade agro-pecuária destinada a jovens, onde se projecta a instalação de escolas e espaços de lazer, com cada cooperativa implantada a ter a obrigação de produzir em 10 hectares de terras aráveis.
Com esta iniciativa, as cooperativas desse empreendimento vão contribuir para o aumento da produção nacional, melhoria da dieta alimentar e a elevação dos rendimentos das famílias através do sector agrário.
Considerou ser necessário que os jovens da província do Cuando Cubango trabalhem cada vez mais, para que o Executivo angolano se sinta obrigado a criar de condições para melhoria das vias de acesso, com vista a permitir o escoamento dos produtos do campo para a cidade e vice-versa, bem como a melhorar a circulação de pessoas e bens.
Na ocasião, o responsável apresentou o recém-nomeado coordenador do Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (PROJAPRON), João Lara, com o objectivo de incentivar, no seio da juventude, a prática da agricultura, pecuária e aquicultura, para que se deixe de formar jovens com base na teoria, privilegiando as acções práticas e decisivas para o desenvolvimento sustentável do país.
O representante do FADA, Rui Fonseca, apelou aos beneficiários do programa Crédito Jovem Agricultor, a começarem já a trabalhar, para que, dentro de três meses, possam usufruir das primeiras colheitas nas suas áreas de cultivo.
Rui Fonseca disse que o FADA
tem o compromisso de contribuir para a elevação do potencial produtivo dos
jovens através da aposta no campo, tendo em conta que são a força motriz para o
desenvolvimento do país.
Responsável solicita rigor no reembolso
A vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Económico e Social, Helena Chimena, que participou no acto da entrega do cheque, sublinhou que o crédito instituído pelo FADA e o CNJ consta na carteira dos grandes projectos e programas traçados pelo Executivo para melhorar a qualidade de vida dos jovens, promover o auto-emprego, diversificação da economia e aumento da produção nacional.
Helena Chimena apelou aos beneficiários a ser responsáveis na aplicação dos recursos financeiros obtidos, para que toda a população da província do Cuando Cubango possa ser favorecida.
A responsável felicitou os beneficiários da primeira fase do programa Crédito Jovem Agricultor, encorajando o CNJ e o FADA a continuarem a trabalhar para o êxito deste programa, insistindo e que os beneficiários reembolsem os valores do crédito na data estipulada.
O financiamento, frisou, não é uma oferta, mas uma estratégia do Governo angolano para a promoção da prática da agricultura e promoção do auto-emprego. "Depois do término do período de carência, os beneficiários devem reembolsar os valores ao FADA, para que outros jovens possam também beneficiar do referido crédito, para o renascimento de uma Angola melhor para todos”, disse.
No Cuando Cubango, Isaías Kalunga manteve um encontro com líderes de distintas organizações juvenis, com o objectivo de obter informações sobre o actual estado da associativismo juvenil no Cuando Cubango e visitou ainda as obras da Centralidade do Tucuve e uma escola de sete salas de aula no bairro Forte Vunongue.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro zambiano da província ocidental do Mungu, Capelwa Mbangweta, defendeu na última quinta-feira na visita à cidade do Luena, capital do Moxico, que Angola e Zâmbia “devem cooperar na produção de cereais” existentes naquela província do Leste.
Quatro novas fábricas que actuam no ramo de reciclagem, calçado, bens alimentares e bebidas serão, ainda este ano, inauguradas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela-Benguela (PDICB), na província de Benguela, juntando-se às 26 unidades fabris já existentes.
A consultora Oxford Economics considerou, domingo, que a extensão do programa de privatizações em Angola até 2026, incluindo grandes empresas, será positiva para a diversificação económica do país e vai aumentar o interesse dos investidores estrangeiros.
O representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco da Cruz, recebeu, esta terça-feira, cumprimentos de boas-vindas na reunião do Grupo Africano, realizada no formato virtual, sob da Somália.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.