Angola foi eleita, terça-feira, em Lisboa, como uma das vice-presidentes e Relatora-Geral da II Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, aprovada por consenso, no encontro que reúne vários Chefes de Estados e de Governos.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
O secretário de Estado da Justiça, Orlando Fernandes, disse, quarta-feira(25), em Luanda, que as medidas propostas para o reforço da identificação dos Beneficiários Específicos, criam condições para assegurar a transparência nas trocas comerciais e a prática da boa governação.
As medidas, constantes de uma proposta elaborada no âmbito da prevenção e combate ao branqueamento de capitais, do financiamento ao terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa, resulta das recomendações do Grupo de Acção Financeira (GAFI) e da avaliação sobre o tema dos beneficiários específicos. As mesmas podem ser executadas entre 2022 a 2023. Orlando Fernandes referiu, em conferência de imprensa, que a proposta tem, também, outros fins como assegurar a transparência em matéria de boa governação, o combate ao crescimento de tráfico ilícito de narcóticos e de substâncias psicotrópicas, e, ainda, o combate ao crime organizado transnacional.
Desta forma, continuou, o Executivo pretende reforçar a confiança dos operadores económicos e melhorar o ambiente de negócios, permitindo o rastreamento de operações ilícitas, as quais, vão melhorar a imagem de Angola no plano internacional. "A proposta assenta na adopção de medidas de carácter administrativo, tecnológico e legislativo, em conformidade com as recomendações do Grupo de Acção Financeira (GAFI)”, sublinhou Orlando Fernandes.
O secretário de Estado da Justiça realçou que a proposta contempla, também, o reforço da obrigação declarativa de reporte, identificação e diligência em relação aos beneficiários específicos, através de prática de actos de registo notariado, criação de uma base de dados de registo de beneficiários específicos. Permite, assim, capacitar os operadores de bases de dados e garantir a sua interoperabilidade com os aplicativos informáticos das instituições financeiras, bancárias e não bancárias.
Acrescentou que as medidas visam criar mecanismos de alerta, de modo a possibilitar o procedimento conhecido como "follow the money (controlo de investigação dos fluxos)”. As medidas, ao serem aplicadas, disse, vão dar maior efectividade à obrigação de as instituições financeiras recolherem e conservarem a informação relativa aos beneficiários específicos e trocar, igualmente, de forma célere, informações sobre registos e notariado com Organismos de Supervisão Financeira.
O secretário de Estado da Justiça, Orlando Fernandes, indicou que a implementação das medidas regista factores críticos de sucesso a se ter em conta, entre as quais, a multidisciplinaridade das perspectivas envolvidas e a compatibilização com outras iniciativas em curso no melhoramento do ambiente de negócios.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA luta contra a corrupção está a cobrir todos os níveis da base até ao topo e quem está a fazer isso são os tribunais, assegurou, nesta terça-feira, em Lisboa o Presidente da República, João Lourenço.
O Presidente da República, João Lourenço, orientou, hoje, em Lisboa, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, a deslocar-se, com a máxima urgência, a Barcelona, Espanha, para se inteirar do estado de saúde do antigo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.
A secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, disse esta terça-feira, em Luanda, que Angola considera a segurança e a protecção marítimas como pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável do continente africano.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.