Cultura

Mediateca Zé Du acolhe lançamento de “Os Conflitos no Casal”

Francisco Pedro

Jornalista

O livro "Os Conflitos no Casal", em língua árabe, vai ser lançado dia 11 na Mediateca Zé Dú, no município do Cazenga, pelo autor Sheikh Mohamed Saleh, de nacionalidade guinéu-equatoriana.

05/06/2023  Última atualização 10H08
Sheikh Moahemde Saleu é pastor e autor da obra em árabe © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

Residente em Luanda, o autor referiu que se trata de uma obra de pendor antropológico e cultural, distante dos padrões religiosos, embora seja pastor. A visão bantu está patente no conteúdo do livro, mas o escritor defendeu que existem semelhanças em todo o mundo quando o assunto é vida conjugal, ou família. "Os problemas em África são quase os mesmos na Europa, América e Ásia", salientou. 

"Os Conflitos no Casal", considera o autor, é um livro cujo conteúdo pode ser analisado e aplicado em qualquer parte do mundo, independente dos credos religiosos ou políticos, pois apresenta inúmeras causas sociais, antropológicas e culturais que emperram a vida familiar, bem como enumera várias soluções e conselhos para a sã convivência no seio do casal.

Entre os temas da obra, o conceito sobre "Vida conjugal", "A vida conjugal no Ocidente", "A vida conjugal nos países árabes", "A vida conjugal em África" e "A importância da estabilidade na vida conjugal; formas e meios de ter uma vida conjugal estável".

Autor de três livros escritos em árabe, Sheikh Mohamed Saleh é casado, obteve a formação primária tradicional junto do avô Diallo Mamadou, durante 10 anos. Jurista islâmico, consultor de assuntos familiares, conselheiro, reconciliador , é orientador de cônjuges há mais de 12 anos. Tem o curso técnico de Informática e o curso de Desenvolvimento Pessoal.

Após o lançamento, Sheikh Mohamed Saleh vai produzir uma edição em português. "Mais tarde, estarei a procura de patrocínios para tradução do livro em português".

O autor afirma que existem  61 principais causas de conflito na vida conjugal, por isso, o livro traz essas soluções como propostas, tendo enumerado as seguintes: "escolha errada, obrigação de uma das partes de escolher o cônjuge, falta de sinceridade do casal, desrespeito dos direitos, aventura, poligamia, falta de comunicação, falhas nas relações sexuais, interferência de diferentes famílias e ou amigos na vida do casal, falta de experiência e de cultura, ignorância do objectivo do casamento e concentração nas relações sexuais, telemóveis e redes sociais, finanças, traição conjugal", entre outras.

Sheikh Mohamed Saleh é pseudónimo de Diallo Mamadou Saliou, natural de Labe, Guiné Konakry, nasceu a 1 Janeiro de 1977. Teólogo, foi secretário-geral da Associação do Conselho de Cooperação e Orientação, durante quatro anos, dirigente da Mesquita An-nur (Luz), no município do Cazenga. Professor de teologia islâmica, fala francês, português, poular e árabe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura