O Ministério da Educação (MED) está a estudar a possibilidade da inserção, nos próximos tempos, da Língua Francesa, a partir do ensino primário, anunciou quinta-feira, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADE).
Diasala André referiu que a inserção aconteceria a partir do terceiro ciclo de aprendizagem, ou seja, na 5ª e 6ª classes, com vista a aprimorar o ensino da Língua Francesa nas zonas fronteiriças com os países francófonos.
Neste momento, o Ministério da Educação está a desenvolver uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o programa de transformação curricular que pretende rever o sistema do ensino da Língua Francesa no país.
A par disso, disse que se está a desenvolver várias formas no quadro do ensino técnico de formação profissional, acções específicas direccionadas com os institutos médios agrários, onde a cooperação francesa faz sentir.
Neste momento, o MED, em cooperação com a Embaixada Francesa em Angola, tem estado a formar professores de francês nas 18 províncias do país.
O embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien, garantiu a assistência técnica e a formação contínua de docentes de Língua Francesa em matéria de novas tecnologias de informação, com base em acordos do MED.
O diplomata falava durante a abertura da conferência de celebrações do Dia Internacional do Professor de Francês em Angola, no âmbito da cooperação educativa no país, sob lema "O professor de francês como criador do futuro”.
Daniel Vosgien referiu que os eixos definidos como caminhos que a formação de professores demonstra de como vão adquirir as novas competências criativas para uma maior autonomia na produção pedagógica.
Até agora, a rede de escolas secundárias da Eiffel existem no Bengo, Malanje, Cuanza-Norte e Cunene.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.