Sociedade

MED tem mais verbas para formar raparigas

Alberto Quiluta

Jornalista

O Ministério da Educação (MED) beneficiou de um total de 250 milhões de dólares, um financiamento do Banco Mundial, para a reabilitação e construção de infra-estruturas do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II).

31/01/2023  Última atualização 10H36
MED tem mais verbas para formar raparigas © Fotografia por: DR

A ministra da Educação, Luísa Grilo, prestou a informação, durante abertura do seminário de capacitação de 226 técnicos do sector, que visou aperfeiçoar planos para empoderar meninas/rapazes e promover a aprendizagem para todos, que decorreu sob o lema "Capacitar os gestores para responder aos desafios do sector".

Luísa Grilo realçou que o projecto de empoderamento da rapariga e aprendizagem para todos tem como objectivo fazer com que as raparigas não abandonem a escola, a governante fez saber que uma das principais componentes do PAT II é fornecer condições de infra-estruturas à construção e reabilitação de escolas com condições em higiene como água de modo a que as raparigas não abandonem a escola e promoção a igualdade de género. A ministra lembrou que a importância da formação dos agentes da educação para a melhoria da qualidade do ensino e do reforço das competências do capital humano.

Luísa Grilo disse que estão disponíveis para os participantes muitas ferramentas para o desenvolvimento de competências de uma visão holística a todos que estão envolvidos no projecto PAT II.

"Combater a gravidez na adolescência e melhorar o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva e expandir a oferta educacional para além da promoção de uma educação de qualidade nas 18 províncias do país”, referiu.

O projecto PAT II vai abranger escolas de 64 municípios que tenham a 7ª classe e os alunos vão beneficiar deste incentivo. "Vamos dar bolsas de estudos a raparigas que entram pela primeira vez nesse ano de formação escolar, com um incentivo para a realização de matrículas de 25 mil kwanzas e um outro para se manter na escola, no mesmo valor”.

Por seu turno, a gestora do projecto, Irene Neto, explicou que o programa é de âmbito nacional e está implementado em 68 municípios das 18 províncias do país. "O Ministério pretende capacitar os jovens, especialmente, as raparigas, e melhorar a qualidade da aprendizagem para todos”, lembrou. O PAT II vai beneficiar mais de um milhão de raparigas e rapazes durante os cinco anos da sua vigência e a atribuição de cerca 620 mil bolsas para raparigas e rapazes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade