A participação da Mauritânia no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) terminou, esta sexta-feira, depois de perder, 0-1, contra o Senegal, que garantiu a passagem às meias-finais, em jogo referente aos quartos-de-final.
A Argélia venceu a Côte D'Ivoire, por 1-0, esta sexta-feira, a jogar em casa, no duelo referente aos quartos-de-final, no Estádio Nelson Mandela, em Baraki, em Argel e qualificou-se para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN).
Com dois golos de Mbappé no desafio da segunda jornada do Grupo D diante da Dinamarca, a França tornou-se este sábado na primeira selecção com visto no passaporte para o oitavo-de-final do Campeonato do Mundo que decorre no Qatar.
O jovem atacante liderou os campeões mundiais na vitória por 2 a 1 no Estádio 974 em Doha, e tornou-se no principal candidato a Melhor Atleta da competição.
Com seis pontos na liderança isolada do grupo, resultante de duas vitórias, a França vai encarar a última jornada da fase regular sem pressão na próxima quarta-feira, 30. No desafio com os tunisinos, já arredados da fase seguinte, os "blues" podem aumentar o pecúlio no topo da classificação.
História do jogo
A Selecção francesa foi superior no primeiro tempo e criou diversas oportunidades, mas não teve sucesso para furar as redes dos dinamarqueses. A intensidade no ataque explorou a velocidade de Mbappé e Dembelé nas laterais que buscavam accionar Giroud na cara da baliza adversária.
A Dinamarca estava armada para conter a artilharia dos "netos" de Napoleão Bonaparte. Recuou os dois defesas laterais para montar uma linha de cinco e povoou o meio campo com quatro jogadores para bloquear a França. O resultado foi uma vantagem para os dinamarqueses na posse de bola, mas sofreram a pressão do adversário. As bolas na área levavam perigo. A França insistiu numa dinâmica de ataque continuado e criou novas tramas ofensivas. Aos 30 minutos, Mbappé cruzou antes da linha de fundo e a bola parou no pés de Kounde que finalizou firme. O remate foi bloqueado perto da linha de golo.
Na sequência, aos 33', Griezmann infiltrou na área e cruzou rasteiro, exigindo uma defesa de Schmeichel com o pé. A pressão francesa resultou em nove finalizações consecutivas, enquanto a Dinamarca só se defendia.
Em raro contra-ataque, os dinamarqueses responderam aos 35 minutos por meio de Cornelius que tabelou com Lindstrom no ataque e rematou forte para fora. Os franceses remataram 12 vezes contra dois da Dinamarca.
O jogo dava indícios de terminar como o sexto empate a zero da competição. A segunda parte reservou uma tónica diferente, mas com o mesmo roteiro. Aos 11 minutos, Mbappé ganhou uma disputa e rematou forte depois de cavalgar a longos metros. Schmeichel defendeu sem dificuldades. Três minutos depois, Tchouameni serviu Griezmann e mandou a bola para fora.
Depois de muita insistência, Mbappé inaugurou o marcador aos 15 minutos, depois de receber a bola na esquerda e accionou Hérnandez que vinha em velocidade. O lateral invadiu a área e devolveu para o menino do PSG, que fugiu de dois adversários, e atirou para a baliza.
A Dinamarca respondeu na sequência por meio de Christensen, que se antecipou a Rabiot e cabeceou sozinho para o empate. Tudo começou quando Erikson cobrou canto e Lindstrom pareceu na primeira trave para escorar para o meio da área.
Com o empate, as duas selecções estiveram mais ofensivas num jogo aberto e com oportunidades para ambos os lados. Aos 40 minutos, os franceses sorriram, quando Mbappé, outra vez, marcou o segundo golo "decisivo".
Com o terceiro golo, o atacante do PSG junta-se ao equatoriano Enner Valência no topo dos artilheiros da prova do Qatar e torna-se no segundo maior goleador francês no torneio com sete, atrás apenas de Fontaine, com 13.
"Salvador”: Imprensa francesa agradece
a Mbappé
A imprensa francesa agradeceu ontem ao atacante Kyllian Mbappé pela vitória arrancada a cinco minutos do fim do jogo com a Dinamarca e qualificou os campeões mundiais aos oitavos-de-final do Mundial de Qatar.
Aos 23 anos, Mbappé mereceu destaque de "Salvador" no Jornal RMC Sports, acrescentando que o astro do PSG "fez a diferença" e foi "imparável" no duelo. A publicação deu nota 8,5 ao camisola 10, a maior entre os jogadores dos Blues. "Obrigado, Mbappé", complementou.
O L'Equipe enfatizou que o jovem jogador igualou Zinedine Zidane como o sétimo maior goleador da história dos Les Bleus com 31 tentos pela selecção e em menos partidas disputadas: 62, diante de 108 do ex-jogador.
O Jornal escreve que "Mbappé ainda não tem dois mundiais, mas já é o segundo maior artilheiro francês na história da competição. Agora, está à frente de Zidane, Platine (ambos com cinco), além de Thierry Henry (6)". À frente do "jovem furacão" está Just Fontaine que marcou 13 vezes no Mundial de 1958.
O Le Parisien também destaca a jóia francesa. "Campeão do Mundo aos 19 anos, Mbappé almeja a dobradinha com a selecção francesa pouco antes de completar 24 anos", ressaltou.
Se a França conquistar o troféu a 18 de Dezembro, o atacante levantará a taça dois dias antes de seu aniversário.
O periódico chama a atenção para outras estatísticas do jogador. Mbappé é o único jogador a igualar Pelé em golos marcados em Mundiais antes de completar 24 anos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginQuando falta um dia para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores nas ligas internas (CHAN), toda a atenção do país está centrada na selecção local, a Argélia, que disputa diante da Côte D’Ivoire o acesso às meias-finais, na próxima sexta-feira, no Estádio Nelson Mandela, situado em Baraki, na capital, Argel.
A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que a cidade russa de Kazan vai deixar de ser o palco que acolhe a edição deste ano da Supertaça Europeia, o jogo vai passar a ser realizado no Estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas, na Grécia, no próximo dia 16 de Agosto.
A Mauritânia bateu o Mali, por 1-0, no Estádio Miloud Hadefi e garantiu o apuramento para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores das ligas internas (CHAN), pela primeira vez na história, em jogo referente ao grupo D.
A Mauritânia colocou o prego no caixão das aspirações da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores nas ligas internas (CHAN), esta terça-feira, depois de marcar um golo aos 53 minutos, por intermédio de Ibrahima Mamadou Sy, diante do Mali, no Estádio Miloud Hadefi, em Oran, no jogo que ainda decorre, correspondente à última jornada do grupo D.
A Assembleia Nacional (AN) deu, esta sexta-feira, em Luanda, “luz verde”, ao Projecto de Resolução que aprova a “composição definitiva” da Mesa que a compõe e, com a medida, garante trabalhar de forma “coesa”, em nome do interesse nacional.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda (CCM), inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, tem a capacidade para operar três satélites em simultâneo, e é uma das infra-estruturas mais bem equipadas da Região Austral.
A Agência de Protecção de Dados (APD) foi criada, em Outubro de 2019, para fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos. Para funcionar, a instituição necessita de um orçamento que permita a adopção de meios humanos e materiais para realizar cabalmente as suas atribuições orgânicas.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.