A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, inicia, hoje, uma visita de trabalho de 48 horas à cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, onde, entre outras actividades, vai presidir à I Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial.
De acordo com a nota de imprensa a que o Jornal de Angola teve acesso, constam no programa da Vice-Presidente da República uma avaliação do actual estado dos monumentos e sítios na província, a análise das propostas do Festival Internacional da Cultura (FestiKongo) e o plano de acção da Comissão para este ano (2023).
Os aspectos ligados à implementação das recomendações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) sobre o Plano de Gestão de Mbanza Kongo e as visitas a locais de interesse para a Comissão fazem, igualmente, parte da agenda de trabalho.
A Comissão, actualizada pelo Despacho Presidencial nº93/23, de 3 de Maio, de acordo com o comunicado, pretende assegurar o desenvolvimento de acções identificadas, com vista à preservação, valorização e gestão do Património Cultural, com base nas convenções e tratados internacionais sobre a matéria de que Angola é parte, nomeadamente a Convenção sobre o Património Mundial, Cultural e Natural, aprovada em 1972 na Conferência Geral da UNESCO.
A promoção e a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património, bem como a necessidade de adopção de medidas especiais de acompanhamento do Património Cultural Nacional de valor universal excepcional constam entre as atribuições da Comissão Multissectorial, criada ao abrigo do Despacho Presidencial nº25/18, de 5 de Março. O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, ao anunciar, oficialmente, a visita da Vice-Presidente da República à província, apelou aos cidadãos para que afluam ao aeroporto local, para dar as boas-vindas à ilustre visitante. "Queremos que a população esteja presente no aeroporto para darmos as boas-vindas à Vice-Presidente da República. Vamos aproveitar a ocasião para, também, fazermos uma breve caracterização sobre a situação da província”, frisou o governador, adiantando que, quanto ao "Património da Humanidade, temos vários avanços. As obras do novo aeroporto estão em curso”. Adriano Mendes de Carvalho disse que, a par disso, a província tem de crescer, também, no domínio da hotelaria, onde tem um défice. Acescentou: "Mas queremos acreditar que há avanços”.
Referiu, igualmente, que a reinauguração do Centro Cultural Comandante Bula, reabilitado e apetrechado pela empresa Angola LNG, no âmbito da responsabilidade social, vai ter um impacto maior na vida de todos os fazedores da cultura a nível da província do Zaire e não só.
O programa geral contempla, também, para o primeiro dia, visitas ao Lumbu (Tribunal Consuetudinário) e ao Centro Histórico, ao passo que, amanhã, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, vai à antiga Sé Catedral Kulumbimbi, às obras de construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo Nimi a Lukeni e aos trabalhos de conclusão do Hospital Geral de Mbanza Kongo, cuja entrega, desta última, está prevista para o mês de Agosto deste ano.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A visita de Estado do Presidente João Lourenço à Itália foi positiva e permitiu elevar as relações bilaterais a vários níveis. A constatação é do ministro das Relações Exteriores, Téte António, que fez, sexta-feira, o balanço dos dois dias de actividades.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.