O sociólogo e poeta Mbagula Katúmua disserta hoje, às 17H00, na tertúlia “Maka à Quarta-feira”, na União dos Escritores Angolanos, sobre “O pensamento de Neto e a Formação de Quadros em Angola”.
Aberto por João Fernando André, Akiz Neto e Bendinho Freitas são os próximos prelectores deste encontro que junta várias figuras das letras angolanas.
As palestras debatem à volta da poesia de Agostinho Neto, dentro das comemorações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional. Promovido pela União dos Escritores Angolanos através da sua habitual rubrica "Maka à Quarta-feira”, o primeiro pelector foi o poeta e ensaísta João Fernando André, que abordou o tema "O poeta e a poética em perspectiva”.
A maka prossegue nos dias 20 e 27 de Setembro, com as respectivas animações de Akiz Neto, que falará sobre "A lei de Linch na poesia de Agostinho Neto, e a fechar o mês o poeta Bendinho Freitas traz a temática "A poética de Agostinho Neto: um contributo para os alicerces do mundo”.
Martinho Mbangula Katúmua é escritor e sociólogo. O autor
é licenciado em sociologia pela Universidade Jean Piaget de Angola, mestre e
doutor em sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa. Assina com os
nomes Mbangula, uma corruptela de okuvangula, que na língua umbundu quer dizer
falar, conversar, e Katúmua, nome de família, quem vem de Mwata Katúmua, o seu
trisavô.
Em 2015, conquistou o Prémio Provincial de Benguela de Cultura e Artes, na
categoria Literatura, pelo conjunto das suas obras, entre as quais o
"Sexorcismo”, publicada em 2008.
Esta obra marca a sua estreia nas lides literárias, e desde então que vem publicando regularmente. "Hemisfério”, um conjunto de mais de 50 poemas, é o seu sétimo livro, lançado em 2021. É autor de poesias e ensaios sobre sociologia política.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
A provedora de Justiça, Florbela Araújo defendeu, a “integridade, imparcialidade e a dignidade” como valores para o fortalecimento das instituições dos Provedores de Justiça de África, durante a formação que ministrou, terça-feira (28), na 7.ª Assembleia Geral do Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA).
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.