Regiões

Mau estado das vias agasta moradores

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

Moradores dos bairros Naipalala, Pioneiro Zeca, Kafitu II e Castilhos, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, estão agastados com o estado degradado das vias secundárias e terciárias, assoladas pelas chuvas incessantes que caem nestas localidades.

11/01/2021  Última atualização 12H40
Moradores, agastados com o estado degradado das vias © Fotografia por: Edições Novembro
Habitantes dos referidos bairros, abordados pela reportagem do Jornal de Angola, disseram que, quando chove passam por enormes constrangimentos para se locomoverem, devido as lagoas que se formam nas estradas, pelo que apelam à Administração Municipal do Cuanhama para realizar urgentemente obras de terraplanagem.

"Estamos agastados com esta situação, pedimos a quem de direito para intervir, por-que as ruas estão totalmente degradadas e têm provocado muitos danos às viaturas e transtornos aos moradores”, disse Jeremias Adão, morador do bairro Onahumba.

  Circular no interior dos bairros na época chuvosa é um martírio, afirmou Ndetelão António, morador dos Castilhos. "Temos constantemente de saltar buracos e charcos de águas .As autoridades têm de colocar pavimentos e sistema de drenagem das águas nas vias, para evitar que tenhamos estes constrangimentos”, salientou.

   Na época chuvosa circular  nos bairros Castilhos,
Naipalala, Caculuvale e Kafitu, Nahumba, é constrangedor  devido aos enormes buracos e charcos de águas nas ruas.
Recentemente a Administração Municipal do Cuanhama e o Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas efectuaram trabalhos de reabilitação em algumas vias, que já estão novamente degradas.

 O cidadão Ndetelão António disse que as intervenções as autoridades locais têm feito são apenas paliativas , pelo que pouco tempo depois as estradas voltam a ficar debilitadas. "Realizam apenas trabalhos de tapar buracos, e isso não resolve ante as chuvas intensas que caem na região”, disse.

Reacção  das autoridades

 O administrador municipal adjunto para área Técnica, Infra-Estruturas e Serviços Comunitários do município do Cuanhama, Edson Soares,  recordou que está em curso um programa que visa a melhoria das vias dos bairros da cidade de Ondjiva.
   "Reconhecemos que estas ruas estão em péssimo estado, mas a Administração Municipal, em coordenação com o Gabinete de Infra-Estruturas, está a  fazer intervenções nas ruas faseada-
mente”, explicou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões