Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
A cidade do Sumbe vai acolher a primeira edição do Festival Nacional da Música do Cuanza-Sul (Festi-Cuanza-Sul), a ter lugar na Marginal do Sumbe, nos dias 22 a 23 do corrente mês, no quadro das comemorações do 106º aniversário da província, assinalado a 15 do corrente mês.
O Festi-Cuanza-Sul vai ser abrilhantado por artistas de renome no music hall nacional, com destaque para Matias Damásio, Gerilson Insrael, Noite Dia, Justino Handanga, Pérola, Yannick Afroman, Preto Show, Cef Tanzy, Anderson Mário, Landrick, Eva Rap Diva, a dupla Cage One e Elizabeth Ventura, Johnny Berry, Prodígio, Dj Loló, enquanto no estilo gospel vão actuar na primeira edição do festival do Cuanza-Sul, os músicos Miguel Buila, Bambila e Grace Zola.
O festival vai contar, igualmente, com a prata da casa, com destaque para Papi-Kavera, o representante da província do Cuanza-Sul no Top dos Mais Queridos, da Rádio Nacional de Angola, bem como Tio Cardoso, Mister Dembo, ManSembila e Nolasco do Rosário.
O chefe de departamento provincial da Acção Cultural, Hermenegildo Francisco, adiantou que as condições técnicas e humanas estão criadas para que o evento decorra sem sobressaltos. "Há um trabalho conjunto com a produtora do evento, a LS Republicano, para fazer com que tudo saia bem e sem erros, cujo trabalho consiste ao aprimoramento dos aspectos ligados à hotelaria, asseguramento, transporte e montagem do palco”, disse Hermenegildo Francisco, salientando que a festa promete criar alegria à população Cuanzasulenha e aos visitantes de todo o território nacional e da diáspora.
O porta-voz do comando provincial do Cuanza-Sul da Polícia Nacional de Angola (PNA), superintendente - chefe Mateus Guilherme Balato, garantiu que para o asseguramento do Festi-Cuanza-Sul estão mobilizados mais de dois mil efectivos afectos aos distintos Órgãos da delegação provincial do Ministério do Interior.
O superintendente - chefe Mateus Guilherme Balato confirmou o asseguramento das festividades "Festi-Cuanza-Sul e do 101º aniversário natalício do Fundador da Nação angolana, tendo referido que foi gizado um plano operacional para assegurar todas as actividades que se enquadram nas festividades da província, no sentido de garantir a ordem, segurança e tranquilidade públicas das populações e visitantes. "Estamos preparados com homens e meios para assegurar que haja uma a boa convivência nos dias de festa na cidade”, frisou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.