Política

MAT promove hoje um seminário sobre mulher na governação local

Durante o evento vai ser lançado a primeira Rede de Mulheres na Governação Local, um espaço de interacção que vai conectar as mulheres de Cabinda ao Cunene e do Lobito ao Luau.

21/03/2024  Última atualização 08H47
Secretária de Estado do MAT, Teresa Quivienguele © Fotografia por: DR
O Ministério da Administração do Território (MAT) realiza, hoje, a partir das 9h00, em Luanda, o primeiro seminário nacional sobre a "mulher na governação local", cuja palestra inaugural será proferida pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.

O evento, enquadrado nas Jornadas Março Mulher, visa reflectir sobre o papel da mulher nos órgãos de decisão, tais como na Administração Local do Estado, assim como a necessidade do reforço das medidas de políticas indutoras de maior participação das mulheres no desenvolvimento das comunidades.

O seminário pretende, igualmente, reforçar o compromisso do Executivo angolano na criação de políticas tendentes à promoção da igualdade de género, de maior inserção da mulher nos cargos de destaque, fazendo elevar, deste modo, a consagração do princípio da igualdade entre homens e mulheres, plasmados na Constituição da República.

Sob o lema "Mulher Líder na Governação Local, Mais Inclusão, Melhores Resultados”, o certame vai contar com um leque de prelectoras nacionais e internacionais, que vão abordar, em três painéis, temas como "Orçamento Sensível ao Género como Instrumento de Desenvolvimento Local – Perspectiva Nacional e Internacional”, "Experiência e Vivências de Governação Local sob Liderança de Mulheres” e "Experiências Práticas de Governação Local Lideradas por Mulheres”.

A secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele, fez saber, ontem, em entrevista à TPA, que o seminário tem reservado um espaço de interacção entre as antigas e as actuais governadoras angolanas e as homólogas de Espanha, Cabo Verde e Moçambique, com vista à partilha de experiências sobre os desafios da governação local.

Teresa Quivienguele deu a conhecer que, durante o evento, vai ser lançada a Primeira Rede de Mulheres na Governação Local, um espaço de interacção para conectar as mulheres de Cabinda ao Cunene e do Lobito ao Luau, para, juntas, partilharem sobre as conquistas, métodos de governação, avanços, preocupações, desafios e angústias. "Os homens são muito bem-vindos nesta abordagem, pois Angola é feita com mulheres e homens", acentuou.

O seminário, inserido no Plano Anual de Actividades do Ministério da Administração do Território, está a ser realizado em parceria com a União Europeia (UE), através do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local (PASCAL).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política