Cultura

Marta Santos toma posse na Liga das Escritoras Africanas

Mário Cohen

Jornalista

A escritora e jurista Marta Santos afirmou, ontem, ao Jornal de Angola, a partir de Rabat, no Reino de Marrocos, ser uma honra para ela e um orgulho para o país o facto de ser membro da Liga das Escritoras Africanas, com sede na capital marroquina.

18/03/2023  Última atualização 13H10
© Fotografia por: DR

A única angolana na Liga das Escritoras Africanas tomou posse, na segunda-feira, em Rabat, capital do Marrocos, à margem de um congresso daquela liga, que decorreu de 8 a 12 do mês em curso, na Biblioteca Nacional do Reino de Marrocos.

Na ocasião, Marta Santos disse orgulhar-se por ser africana e que participar no congresso da Liga das Escritoras Africanas, em Rabat, abrem outras perspectivas na sua carreira como autora.

"É o nosso continente, nosso berço e nosso respeito. E se já me sinto orgulhosa por ser africana, neste momento, olhando para essa sala com diferentes irmãs de várias nacionalidades, mais do mesmo continente, que perseguem o mesmo sonho, eu sai  daqui mais rica. É um prazer conhecer as pessoas da organização da liga e do evento. Muito obrigada”.

A escritora angolana aproveitou para agradecer a presidente da Liga das Escritoras Marroquinas, que tomou posse como a líder da Liga das Escritoras Africanas, assim como agradeceu a direcção da liga por lhe escolher e convidar, como única representante angolana da associação, fazendo parte do grande desafio de levar a escrita, a cultura e o património imaterial do continente berço para o mundo.

Para Marta Santos, uma África desunida e fragmentada é continente sem expressividade, tendo reafirmado o compromisso de criar no país uma representação da liga.

A escritora Marta Santos foi a primeira angolana a tomar posse como membro da Academia de Letras e Artes Luso-Suíça (ALALS), numa cerimónia realizada a 18 de Março de 2017, em Lisboa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura