O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
A escritora e jurista Marta Santos afirmou, ontem, ao Jornal de Angola, a partir de Rabat, no Reino de Marrocos, ser uma honra para ela e um orgulho para o país o facto de ser membro da Liga das Escritoras Africanas, com sede na capital marroquina.
A única angolana na Liga das Escritoras Africanas tomou posse, na segunda-feira, em Rabat, capital do Marrocos, à margem de um congresso daquela liga, que decorreu de 8 a 12 do mês em curso, na Biblioteca Nacional do Reino de Marrocos.
Na ocasião, Marta Santos disse orgulhar-se por ser africana e que participar no congresso da Liga das Escritoras Africanas, em Rabat, abrem outras perspectivas na sua carreira como autora.
"É o nosso continente, nosso berço e nosso respeito. E se já me sinto orgulhosa por ser africana, neste momento, olhando para essa sala com diferentes irmãs de várias nacionalidades, mais do mesmo continente, que perseguem o mesmo sonho, eu sai daqui mais rica. É um prazer conhecer as pessoas da organização da liga e do evento. Muito obrigada”.
A escritora angolana aproveitou para agradecer a presidente da Liga das Escritoras Marroquinas, que tomou posse como a líder da Liga das Escritoras Africanas, assim como agradeceu a direcção da liga por lhe escolher e convidar, como única representante angolana da associação, fazendo parte do grande desafio de levar a escrita, a cultura e o património imaterial do continente berço para o mundo.
Para Marta Santos, uma África desunida e fragmentada é continente sem expressividade, tendo reafirmado o compromisso de criar no país uma representação da liga.
A escritora Marta Santos foi a primeira angolana a tomar posse como membro da Academia de Letras e Artes Luso-Suíça (ALALS), numa cerimónia realizada a 18 de Março de 2017, em Lisboa.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), enquanto órgão de gestão administrativa do Sistema Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SNDAC) vai apresentar, no próximo dia 21 do mês em curso, no Auditório do Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), em Luanda, o projecto, "Parceiros contra a Pirataria".
Morreu, esta quinta-feira, o actor Avelino Viegas, que deu vida a um dos personagens mais popular do teatro angolano "Kamba Mbinji", na peça o Feiticeiro e o Inteligente", vítima de doença prolongada, confirmou o JA Online.
Os vencedores das 16 categorias em votação no Top Rádio Kianda e o campeão do Prémio Carreira são conhecidos, amanhã, na Gala de Consagração, na Tenda da Baía de Luanda, numa noite onde são esperados mais de 600 pessoas.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.