Cultura

Marta Santos no encontro sobre culturas africanas

Mário Cohen

Jornalista

A escritora angolana Marta Santos participa, a partir hoje a quinta-feira, no colóquio sobre “O Desenvolvimento Cultural Africano, as Pontes e os Défices das Culturas Transfronteiriças”, na província d’Assa-Zaga, no Reino de Marrocos.

20/05/2024  Última atualização 07H09
Escritora angolana está a concluir o seu mais recente livro sobre a violência doméstica © Fotografia por: Francisco Lopes| Edições Novembro

Marta Santos, a única representante angolana no evento, disse, ao Jornal de Angola,  que está em Marrocos a convite da Liga das Escritoras Africanas. A actividade é uma iniciativa desta organização, com auxílio do Conselho Regional da região d’Assa- Zaga, zona de Guelmim-Qued.

De acordo com a autora da obra "A Biografia de Elias dya Kimuezo, a voz e o Percurso de um Povo”, vão participar no evento experts de Universidades de África e do mundo Árabe, assim como representantes de Angola, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Guiné-Bissau, Burkina Faso, Mali, Madagáscar, República Democrática do Congo (RDC) e Senegal.

Marta Santos deu ainda a conhecer que escritoras dos países convidados vão falar das experiências literárias das suas nações desenvolvidas por mulheres, que apostaram na arte de escrever como grande ferramenta do saber em prol do desenvolvimento da cultura.

A representante angolana ao evento revelou que vai falar sobre "O Desenvolvimento Cultural, o Ser Humano e o Campo nas Sociedades Africanas e a Questão da Identidade Cultural”.

Marta Santos aproveitou a ocasião para informar que está a concluir a sua mais recente obra sobre a violência doméstica, que terá também tradução em inglês. O livro, disse, pode ser ainda publicado este ano.

A escritora disse que um dos seus maiores sonhos é abrir um centro de apoio a crianças e mulheres carentes, bem como uma creche comunitária para abrigar filhos de  mulheres zungueiras. Abrir uma editora também é um dos seus projectos, com a finalidade de trabalhar no agenciamento de outros escritores.

 
Perfil da autora

Marta Santos nasceu em Luanda e formou-se em Direito pela Universidade Moderna do Porto (Portugal). Além de ser escritora, é empresária, jurista e guionista, assim como é membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde exerceu o cargo de secretária de Mesa de Assembleia e da Cultura, em 2022.

É também membro da Academia de Letras e Artes Luso Suisse (ALALS), do Jornal Sem Fronteiras e dos Globos de Ouro Angola, na área da literatura, e da Associação dos Naturais e Amigos de Luanda (ANA AXILUANDA), onde desempenha o cargo de directora da Cultura.

Tem oito livros já publicados e 16 participações em antologias lançadas em Angola, Portugal Brasil e México.  Das obras publicadas, destacam-se "A Biografia de Elias dya Kimuezo, a voz e o Percurso de um Povo”,  onde narra o percurso artístico do músico e compositor Elias dya Kimuezo, assim como "Fada Clodi”, "Gita e Outros Contos”, "Contos de Cá... Pedaços de Mim”, "E Nos Céus de África... Era Natal”.

Participou em diversas colectâneas de contos infanto-juvenis, como "Mimos e Contos de Natal” (2007), "Sarapicos de Natal” (2008) e "Olhar do Saber” (2009).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura