Economia

Marrocos: FMI e Banco Mundial mantêm realização das reuniões anuais em Marrakech

O Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e o Governo do Marrocos anunciaram, segunda-feira, que as reuniões anuais das duas instituições globais são realizadas em Outubro, em Marrakech, apesar de um recente terramoto nas proximidades daquela cidade que matou mais de 2.900 pessoas.

20/09/2023  Última atualização 08H35
Cidade está situada a 78 quilómetros do epicentro de terramoto © Fotografia por: DR

As reuniões decorrem de 9 a 15 de Outubro em Marrakech, a apenas 72 quilómetros do local do terramoto de magnitude 6,8 em 8 de Setembro, com algumas mudanças para adaptar o conteúdo "às circunstâncias”, disse o presidente do Banco Mundial. Ajay Banga, a directora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, e a ministra da Economia do Marrocos, Nadia Fettah Alaoui, em comunicado conjunto.

Altos funcionários do FMI e do Banco Mundial tomaram a decisão a pedido expresso das autoridades marroquinas, que pressionaram as instituições globais para manterem reunião que deverá levar entre dez e 15 mil pessoas à cidade turística marroquina.

"Ao olharmos para as reuniões, é importante que as conduzamos de forma a que não prejudique os esforços de socorro em curso e que respeite as vítimas e o povo marroquino”, afirmaram os três responsáveis.

"Neste momento tão difícil, acreditamos que as Reuniões Anuais também proporcionam uma oportunidade para a comunidade internacional apoiar o Marrocos e o seu povo, que mais uma vez demonstrou resiliência face à tragédia. Também continuamos empenhados em garantir a segurança de todos os participantes”, declara o comunicado.

Kristalina Georgieva disse à Reuters, na sexta-feira, que o Primeiro-Ministro do Marrocos afirmou que seria "bastante devastador” para o sector hoteleiro de Marrocos se as reuniões fossem transferidas para um local diferente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia