Sociedade

Marrocos doa dez toneladas de material de biossegurança

Armindo Pereira

Jornalista

O Reino de Marrocos procedeu ontem, em Luanda, a entrega às autoridades angolanas de aproximadamente dez toneladas de material de biossegurança e medicamentos para apoiar os esforços no combate à pandemia da Covid-19, numa iniciativa do Rei Mohammed VI.

20/06/2020  Última atualização 11H33
Contreiras Pipa | Edições Novembro


Segundo apurou o Jornal de Angola, a doação é composta por 500 mil máscaras, 60 mil viseiras, 40 mil toucas descartáveis, quatro mil batas, dois mil litros de álcool em gel, cinco mil caixas de cloroquina e mil caixas de azitromicina.

Os produtos, transportados num avião da Royal Air Maroc, são de fabrico marroquino e estão em conformidade com os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na ocasião, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que testemunhou o acto de entrega, agradeceu, em nome do Presidente da República, João Lourenço, o gesto do monarca marroquino.

Para Sílvia Lutucuta, o material de biossegurança e medicamentos vão reforçar a capacidade de atendimento aos doentes com a Covid-19, assim como para os trabalhos de prevenção, vigilância epidemiológica e manuseio de casos.

Por seu turno, a embaixadora de Marrocos em Angola, Saadia EL Alaoui, disse que a doação inscreve-se na visão de uma resposta africana aos desafios da pandemia, visando a partilha de experiências e de boas práticas a fim de estabelecer um quadro operacional dos esforços nas diferentes fases da doença.

Já o secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Vieira Lopes, considera ser um gesto de “África para África”, no quadro das relações de cooperação entre os dois Estados.

Considerou estáveis as relações entre os dois países, tendo acrescentado que, se não fosse actual situação da Covid-19, estava a ser planificada uma reunião bilateral, que será retomada tão logo terminar esta crise.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade