Cultura

Mariza faz angolanos “respirar fado” num espetáculo marcante

A cantora portuguesa, Mariza soltou a voz e fez os angolanos “respirar fado”, com uma actuação de grande classe, em que dividiu o palco com Yola Semedo e Matias Damásio, num concerto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

24/03/2023  Última atualização 07H15
© Fotografia por: Edições NovembRo

No evento, que teve lugar no Centro Conferência de Belas, no Futungo, em Luanda, quarta-feira, a cantora portuguesa Mariza, uma estrela do fado conhecida a nível internacional, brindou com a sua voz potente e encantadora os presentes, com destaque para o Presidente da república, João Lourenço e a Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço. 

A escolha de Mariza, juntaram-se no palco, como convidados, Yola Semedo e Matias Damásio, dois cantores que admira e tem como "pesos pesados” da música feita em português. Os cantores angolanos responderam ao chamado de forma positiva e encantaram o público, levando para o palco do CCB, um repertório musical recheado de sucessos. 

À chegada, o "Grande Show Women's Day” marcado para às 20h00, por motivos desconhecidos, arrancou por volta das 21 horas. Yola Semedo fez as honras da casa, ao abrir o espectáculo. 

Junto da sua banda, Yola apresentou temas como "És Tu” e "Meu Amor”, que foi cantado num ritmo mais lento. Juntaram-se a esses temas, outros, como "Maldita Distância”, "Mar Azul” e para terminar com a performance da conceituada artista, o sucesso "Carlito”, uma canção dedicada ao esposo. O tema serviu igualmente para outras mulheres presentes brindarem os parceiros com algumas mensagens de apreço destacadas na música.

Antes da subida do tão esperado músico Matias Damásio, o evento contou com a actuação do grupo Ballet Tradicional Kilandukilu, uma das referência da dança tradicional em Angola. Em traje africano, o grupo,   ao som de apitos e batuques, contagiou o público com a sua performance. Entre assobios e aplausos, Matias Damásio subiu ao palco e começou por brindar os participantes com a música "Matemática do Amor”, seguiu com o grande sucesso "Como Antes”, e ainda fez parte do repertório do músico  temas como "Voltei com ela”, "Juro por Tudo” e "Mágui”, o sucesso mais recente do artista, que foi cantado em palco, pela primeira vez, neste espetáculo.

Durante a atuação de Damásio, um momento que ficou em evidência, foram as inúmeras declarações de apreço as mulheres, "são especiais, possuem uma flexibilidade rara na natureza. Conseguem cozinhar, enquanto resolvem certos assuntos familiares pelo telefone, ao mesmo tempo que amamentam o bebê, ao passo que ainda controlam as conversas dos maridos”, brincou, provocando inúmeras gargalhadas da plateia.

Matias Damásio também pediu que os homens batessem palmas em pé para todas as mulheres presentes na atividade. Um momento de homenagem ao país com a música "Angola” de sua autoria, também teve em destaque na atividade.

Entre a saída de Matias Damásio e a entrada de Mariza, houve cerca 15 minutos de espera, devido a troca das bandas e dos instrumentos musicais, o que causou um descontentamento do público. O espetáculo teve como último momento a atuação da grande fadista portuguesa. 

Mariza, a grande estrela da noite, que se fez acompanhar da sua banda, constituída pelo guitarrista Luís Guerreira Luan, o baixista Adriano Alves, o percussionista João Freitas e o acordeonista João Frado, proporcionaram um momento marcante, ao viajar por vários temas que marcaram a carreira da artista, e levaram-na a grandes palcos internacionais.

Houve um espaço intimista, onde a cantora sentou-se com o guitarrista Luís Guerreira, e antes de cantar qualquer música, contava a história por detrás da letra.

"Há tanta informação falsa sobre mim na Internet, por isso, agora crio esse momento nos meus espetáculos, para falar um pouco mais sobre mim”, disse.

Mariza, cantou, encantou, dançou, conversou e brindou o público com o melhor que tinha no seu repertório. Quanto aos temas apresentados, destacam-se, "Há Palavras que nos Beijam”, "Meu Fado Meu”, "Melhor de Mim”, "Amor Perfeito” e  "Ó Gente da Minha Terra”, esta última que a fez abandonar o palco, e cantá-la junto da plateia.

Também fez parte do repertório musical de Mariza a música "Quem me Dera”, do cantor angolano Matias Damásio e "Beijos e Saudades”, do cantor cabo-verdiano Tito Paris. No final, a vasta audiência do "Grande Show Women's Day” aplaudiu em pé a fadista, mostrando respeito e admiração pela performance da artista.

A actividade contou com a participação de inúmeros portugueses, que viram a presença da Mariza no país, uma oportunidade para reavivar as lembranças da sua terra, num concerto que teve a produção da Clé Entertainment.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura