Cultura

Mariza divide o palco esta noite com Yola Semedo e Matias Damásio

Roque Silva

Jornalista

O Centro de Conferência de Belas, no Futungo, em Luanda, será, hoje, palco de um concerto que junta três pesos pesados da música portuguesa e angolana, Mariza, Yola Semedo e Matias Damásio.

22/03/2023  Última atualização 10H32
© Fotografia por: DR

O concerto tem a produção da Clé Entertainment, que traz e apresenta a super estrela do fado como figura de cartaz e os artistas nacionais na qualidade de convidados.

Denominado "Grande Show Women's Day”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o espectáculo tem início às 20h00, e a duração de aproximadamente três horas.

A produção informou, ao Jornal de Angola, que foi preparado um concerto memorável e à dimensão de cada artista, sendo que haverá performances individuais e duetos. Mas as performances individuais de cada artista serão suportadas pela sua própria banda.

Num vídeo divulgado na página oficial da rede social Facebook da produtora Clé Entertainment, Mariza diz-se feliz pelo convite formulado para cantar em Angola. A cantora portuguesa prometeu dar o seu melhor para fazer do concerto uma verdadeira festa, cujos convidados especiais - ao referir-se a Yola Semedo e Matias Damásio, espera o mesmo. "Vamos fazer a festa. Vai ser um verdadeiro espectáculo, por isso conto com todos”, disse a cantora no registo partilhado.

Uma fonte da organização afirmou que Mariza tinha a sua chega da a Luanda apresada para ontem, proveniente de Lisboa. A fadista portuguesa volta a pisar o solo angolano três anos depois.

A produção agendou, para depois do concerto, uma conferência de imprensa, em que os artistas estarão à disposição da imprensa para uma abordagem sobre alguns assuntos ligados a sua performance e não só. A fonte anunciou também que estão esgotados os ingressos destinados a área vip central, estando disponíveis para as zonas vip-lateral e normal, por 30 e 20 mil kwanzas, respectivamente. "Pelo nome dos artistas, não perca tempo, se junte a nós neste espectáculo que será memorável”, concluiu a fonte.

Reconhecida internacionalmente como precursora do fado contemporâneo, a cantora regressa a Luanda, depois de vários concertos inesquecíveis na capital do pais, com destque para o "Mariza Irrepetível”, realizado por duas noites, no Epic Sana Hotel, em 2015. Oriunda de Moçambique, a fadista harmoniza as suas raízes musicais criando um estilo único e envolvente que a transformou numa artista universal e capaz de se abrir ao mundo sem perder a sua identidade.

O seu repertório, embora esteja firme ao fado, expandiu-se para incluir mornas de Cabo Verde, clássicos de Rhythm & Blues e outras melodias. Mariza, uma das mais internacionais e premiadas vozes do fado, nasceu em Moçambique no dia 16 de Dezembro de 1973, mas vive em Portugal desde os três anos. Acantora é uma verdadeira embaixatriz do Fado que não hesita em levá-lo por novos e ousados caminhos, sem nunca perder de vista a sua alma.

Nenhum outro artista português desde Amália Rodrigues construiu uma carreira internacional com semelhante sucesso. Na sua discografia encontramos "Fado em Mim”; "Fado Curvo”, "Live in London”, "Transparente”; "Terra”; "Fado Tradicional” e  "Mariza Canta Amália”.

Mariza recebeu já o Prémio BBC Radio 3, na categoria de Melhor Artista da Europa de World Music, o prémio da crítica alemã, Deutscheschalplatten Kritik (2003), assim como o European Border Breakers Award (2004), o Prémio Amália Internacional (2005) e a Medalha de Vermeil da Sociedade de Artes Ciências e Letras de França (2008).

Em 2004, juntamente com Carlos do Carmo, seria nomeada pelo Presidente da Câmara de Lisboa Embaixadora da Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que viria a ser aprovada pela UNESCO em Novembro de 2011. Em 2005 recebeu das mãos do Presidente da República, Jorge Sampaio, o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique. Em 2008 foi condecorada pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura