O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, felicitou, ontem, a representante permanente cessante de Angola junto da organização, Maria de Jesus Ferreira, pelo trabalho desempenhado durante o mandato, e a embaixadora agradeceu todo o apoio prestado.
Guterres aproveitou a cerimónia de cumprimentos de despedida para reiterar os esforços de Angola na pessoa do Presidente João Lourenço, enquanto mediador na busca de soluções para a paz e estabilidade regional.
Segundo o Secretário-Geral da ONU, o envio de tropas por parte das autoridades angolanas constitui uma contribuição significativa para o alcance da paz e estabilidade na República Democrática do Congo e consequentemente na sub-região.
Guterres desejou felicidades para a nova responsabilidade da embaixadora extraordinária e plenipotenciária, representante permanente da República de Angola junto da ONU, que se encontra em fim de missão.
Por seu turno, Maria de Jesus Ferreira enalteceu os esforços do Secretário-Geral da ONU pelo seu engajamento na busca de soluções para a paz e estabilidade mundiais, assim como as diversas reformas que tem implementado dentro do sistema da Organização das Nações Unidas.
Reiterou o compromisso de Angola com a paz e segurança internacional, sobretudo, a nível do continente africano, destacando a aprovação pela Assembleia Nacional, a pedido do Presidente da República, João Lourenço, do envio de um contingente para a República Democrática do Congo, por um período de um ano, a ser renovado, caso seja necessário.
Maria de Jesus Ferreira informou que durante o período transitório, até à chegada do novo embaixador e representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, estará à frente da Missão, o "adjunto” João Gimolieca, na qualidade de encarregado de Negócios.
A diplomata desempenhou a função de representante permanente junto das Nações Unidas em Nova Iorque, de Fevereiro de 2018 a Março de 2023. Agora foi nomeada em-baixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola na República Portuguesa.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO embaixador, Sianga Abílio, Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, disse, quinta-feira, que o país reconhece a necessidade e a emergência de enfrentar a crise global, soube o JA Online, através de uma nota.
A secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Florinda Ukonda, despediu-se do ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta quinta-feira, em Luanda, soube o JA Online, através de uma nota.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, quinta-feira, em Bruxelas, Bélgica, que o Parlamento tem promovido debates de alto nível com a sociedade civil a favor da promoção da paz e da igualdade do género denunciando a violência contra as mulheres.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).