Cultura

Marginal do Sumbe acolhe mais de 100 músicos nacionais em dois dias de espectáculo

Casimiro José| Sumbe

O Festival Internacional de Música do Sumbe, “FestiSumbe”, realiza-se hoje e amanhã, por ocasião dos 67 anos desde a fundação da cidade do Sumbe, a sede da província do Cuanza-Sul.

26/05/2023  Última atualização 10H23
FestiSumbe celebra os 60 anos da capital do Cuanza-Sul © Fotografia por: Fernando Camilo | Edições Novembro
O evento a ser organizado pela produtora de espectáculos a AF- Entretenimento, em parceria com o Governo da província do Cuanza-Sul, vai contar com um leque de vários artistas da praça local, numa simbiose entre géneros e gerações  musicais.

Entre os nomes sonantes da música angolana, a começar pela nata local, destacam-se os artistas Maneira do Arraso, Fulinho, Nolasco do Rosário, Tio Cardoso, que é o rei do estilo katambi, Míster Dembo, Mamoite Eliote, além de grupo de animação.

Quanto a vozes de sucesso nacional e internacional, esta edição traz o inconfundível Samangwana, Robertinho, As Gingas do Maculusso, Sabino Henda, Pedro Cabenha, Hélvio, Margareth do Rosário, Ângela Ferrão, Justino Handanha e Bessa Teixeira. O FestiSumbe conta, ainda, com a actuação de artistas que marcaram a época das décadas de 80 e 90, como Proletário, Walter Ananáz, Moniz de Almeida, Man Sembila, Flay, Phathar Mak, e outros. Dentre os grupos de artistas da nova geração, Telma Lee, Kristo, Livongh, Jojó Gouveia, Preto Show, Kanda, Maya Zuda, Mago de Sousa, Yannick Afroman, Cleyton M e W King. Os amantes do estilo gospel poderão assistir as actuações do músico Miguel Buíla e de outros deste género.

O director geral da AF Entretenimento, Adão Felipe, garantiu que a empresa vai assumir todas as despesas decorrentes do evento, nesta edição que promete estar a ser feita ao pormenor.

 "Vamos produzir o FestiSumbe, um evento que movimenta milhões de convivas, e dezenas de artistas locais e nacionais, e com a possibilidade de actuarem artistas estrangeiros”, disse.

Adão Felipe adiantou que o compromisso assumido pela AF-Entretenimento tem validade de cinco anos, a contar de 2023, que para além de música, o FestiSumbe vai também incorporar actividades de diferentes facetas, como o festival de arte, cultura, turismo e desporto do Sumbe, visando dar cor, luz e alegria, no âmbito do aniversário da cidade.

"Já temos um projecto ambicioso, como uma real amostra da cultura local, que inclui actividades desportivas, galas, exposição de arte, mas também vamos, nos próximos tempos, procurar interagir com as outras culturas do país e universal”, disse.

O Festisumbe, referiu, vai servir como um espaço, como no formato original, que congregava pessoas locais e visitantes. E fez saber que no futuro, o FestiSumbe vai ter um programa alargado, com início em Abril, para permitir a realização de uma gama de actividades culturais e recreativas.

Feiras de livros e discos

Adão Felipe anunciou que, a par do festival de música, o FestiSumbe edição 2023 vai proporcionar também a realização de feiras de livros e discos, como espaços para amostras de produtos culturais da região, além de feiras de gastronomia, parque infantil, teatro, bem como de outras actividades, como música folclóricas, danças, entre a clássica e folclórica, apresentação dos criadores de moda locais, através da realização de debates que vão incidir em workshop e conferências.

O director geral da AF-entretenimento explicou que o evento é pertença da administração municipal do Sumbe, e a empresa apenas vai organizar, havendo necessidade do concurso de parcerias estratégicas, enquanto um papel importante é reservado ao Governo da província do Cuanza-Sul, no que toca a coordenação e asseguramento do evento.

Para esta festa que move multidões, Adão Felipe garantiu haver apoio das forças de defesa e segurança, dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, do sector empresarial local, da direcção da Cultura, Turismo e Desporto, as associações culturais, bem como da comunicação social para a  divulgação das actividades a serem realizadas.

Yuri da Cunha é o embaixador do Festisumbe

Adão Felipe adiantou que a AF-Entretenimento identificou uma personalidade que vai ser o interlocutor, entre os fazedores da arte local e os consumidores das outras paragens do mundo, e a escolha recaiu ao artista conceituado, de cariz nacional e internacional, o músico Yuri da Cunha, como embaixador do Festisumbe.

 "Por ser natural do Cuanza-Sul, concretamente nascido na cidade do Sumbe, e sendo  também um promotor da cultura local, e por ter sido um extraordinário embaixador além fronteira, e que não se desprende das suas raízes de matriz original” disse, para quem  faz todo o sentido na visão e perspectiva da empresa ser  o embaixador e também promotor e divulgador da marca Festisumbe.

Adão Filipe revelou que a primeira edição do Festisumbe, 2023, no novo formato, vai contar com a participação de mais de 100 músicos nacionais, sem especificar a participação de artistas internacionais, mas destacou  a presença de artistas musicais, humoristas, fazedores de artes, entre outros. 

Até 2021, o FestiSumbe era realizado no mês de Setembro, em alusão ao dia da província do Cuanza-Sul, que se assinala a 15 de Setembro de cada ano.

Por uma questão de enquadramento, a Comissão Municipal de Efemérides do Sumbe entendeu realizar o FestiSumbe em alusão à fundação da cidade do Sumbe, que se assinala a 28 de Maio. Para a celebração do dia da província do Cuanza-Sul, a 15 de Setembro, o festival vai denominar-se "FestiCuanza-Sul”.


Cantora Ary é uma das vozes que actuou na edição passada


Sam Mangwana vai levar o melhor da Rumba ao festival

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura