Desporto

Maquisardes põem à prova caminhada dos locomotivas

Sérgio V. Dias | Huambo

Jornalista

Longe ainda da plena forma desportiva, o FC Bravos do Maquis recebe esta tarde, a partir das 15h00’, no Estádio Jones Cufune Mundunduleno, no Luena, o Ferrovia do Huambo, no prosseguimento da quarta jornada do Girabola 2020/21.

16/01/2021  Última atualização 14H40
FC Bravos do Maquis é favorito no jogo desta tarde no Estádio Mundunduleno © Fotografia por: José Cola | Edições Novembro
 Os maquisardes, que somam à entrada da jornada seis pontos na tabela de classificação geral, mercê de dois triunfos e uma derrota, vão pôr à prova a caminhada dos locomotivas do Planalto Central, que têm cinco, fruto de uma vitória e dois empates.O duelo promete, já que frente-a-frente estarão duas equipas que se vão revelando capazes neste ritmo brando em que caminha a prova.

 É claro que a turma comandada por Zeca Amaral, actuando na condição de anfitriã, assume maior favoritismo à conquista dos três pontos, mas terá de provar isto em campo, já que o oponente não dará a vitória de mão beijada. Pelo contrário, os pupilos de Agostinho Tramagal vêm se mostrando também combativos neste início da prova, e por isso mesmo vão tentar fazer uma gracinha neste duelo do Estádio Mundunduleno. Apesar deste factor, os maquisardes obviamente farão de tudo para colar-se ao líder Petro de Luanda, com a eventual conquista da vitória que lhe permitiria partilhar o topo da tabela com os tricolores, com nove pontos, ainda que à condição.

 E mais: é ponto assente que depois da eliminação na Taça da Confederação, prova que dá acesso ao troféu Nelson Mandela, pelo Daring Club Motema ya Pembe do Congo Democrático, o Maquis vira, agora, baterias para as provas internas. Daí é legítimo esperar que faça de tudo para honrar o nome da martirizada província do Moxico e, nessa condição, os jogos em casa devem ser aproveitados da melhor maneira possível. E, como é óbvio, isso pressupõe vitórias. Por isso, hoje não fugirá à regra. Noutro jogo desta tarde, o Sagrada Esperança da Lunda-Norte vai procurar dar o ar da sua graça, quando receber no Estádio do Dundo, às 15h00’, o Cuando Cubango FC.É verdade que quer uma, como outra equipa, ainda não ganharam embalo suficiente para evidenciar uma actuação mais convincente nesta edição do Girabola, mas ainda assim estamos em crer que no duelo desta tarde tudo farão para se sair bem na fotografia.

 Apesar desse factor, os diamantíferos com esperança de brilhar na competição interna, após  desistirem das Afrotaças, podem aproveitar bem o factor casa, para alcançar a primeira vitória. É isso que se espera dos pupilos de Roque Sapiri.Finalmente no outro jogo que acontece esta tarde, a Baixa de Cassanje tentará tirar proveito também da condição de anfitriã no Estádio 1º de Maio, em Malanje, frente à Académica Petróleos do Lobito. As duas equipas ainda não venceram qualquer jogo, motivo mais do que suficiente para lutarem esta tarde para esse objectivo. Bom jogo em perspectiva.

Amanhã, no prosseguimento da ronda, o Santa Rita de Cássia recebe no Estádio 4 de Janeiro, no Uíje, o Petro de Luanda, ao passo que o Wiliete SC terá pela frente no O’mbaka, em Benguela, o Recreativo da Caála do Huambo. Já o duelo que deveria opor, igualmente amanhã, na cidade do Lubango, o Clube Desportivo da Huíla (CDH) ao 1º de Agosto foi adiado "sine die”. O adiamento deve-se à quarentena imposta à equipa militar, após a disputa da última eliminatória da "Champions League”, em que foi afastada pelo Kaizer Chiefs da África do Sul, país que é assolado pela nova estirpe da Covid-19.Ontem, para a abertura da jornada, o Interclube venceu o Progresso Sambizanga por 1-0. 


 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto