Cultura

Manuel Rui Monteiro abre projecto “Noite de Poesia”

Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.

25/01/2023  Última atualização 11H45
Poemas do escritor são declamados hoje durante o recital © Fotografia por: Edições de Novembro

Os poetas Kiocamba Cassua, Poeta Gago, Kapa Afonso, Ernesto Monteiro, Olívia Gomes, Waletcha Neto, Luzineide Tomás, Delmira Dinis, Quissanga Juliana e Universo Mavambo foram convidados a abrilhantar este acto de homenagem, recitando em vários estilos e aleatoriamente as obras desta figura icónica, nesta edição de Janeiro de 2023. Cantores da Noite: António Morango e Jovaldo Falne IV e teatro com os Jovens da Mulemba.

"Noite de Poesia” é um projecto da Fundação Arte e Cultura, que existe há sensivelmente 4 anos, e decorre todas as últimas quartas-feiras do mês, nas instalações da mesma organização. O projecto consiste em enaltecer a figura e obra de pessoas que oferecem o seu contributo para a dinâmica e desenvolvimento da Literatura, e da Cultura Angolana.

Manuel Rui Monteiro nasceu no Huambo, em 1941. É escritor, autor de contos, poesias, romances e obras de teatro. Licenciou-se em Direito na universidade de Coimbra - Portugal, em 1969, onde viveu durante anos. Regressou à Angola em 1974, onde ocupou diversos cargos políticos, tendo sido Ministro da Informação do Governo de Transição.

Foi também professor universitário e Reitor da Universidade do Huambo. Manuel Rui é um dos principais ficcionistas angolanos, assim como o primeiro representante de Angola na Organização da Unidade Africana e nas Nações Unidas. É membro fundador da União Nacional dos Artistas e Compositores, da União dos Escritores Angolanos e da Sociedade Angolana de Direitos de Autor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura