O governador provincial de Luanda, Manuel Homem, destacou, quarta-feira, o papel da mulher na sociedade e na edificação da estrutura familiar na comunidade.
"Na família, a mulher desempenha um papel importante. É um dia para render uma singela homenagem à mulher africana”, disse, reconhecendo a importância do género feminino na protecção da família e no desenvolvimento da paz social.
Manuel Homem defendeu, igualmente, a protecção da mulher e da criança, no âmbito da luta contra a violência doméstica.
"É uma realidade de resiliência, assim caracterizamos a mulher africana, que está sempre disponível e na linha da frente”, admitiu o governador, reconhecendo o papel da mulher africana na cultura e no fortalecimento das nações.
Manuel Homem convidou, por isso, a estilista Elisabeth dos Santos para a apresentação, na sede do Governo Provincial de Luanda, da sua mais nova colecção de vestuário feminino, denominada bessangana executiva.
A data de 31 de Julho é celebrada como o Dia Internacional da Mulher Africana. Esta data foi criada em alusão à Conferência das Mulheres Africanas, realizada, em 1962, na cidade de Dar-es-Salaam, Tanzânia.
Neste período, também foi fundada a Organização das Mulheres Pan-Africanas (PAWO), um movimento transnacional de mulheres com o objectivo de contribuir para a promoção da igualdade de género, lutando pelo fim do colonialismo, das diversas discriminações e das injustiças sociais sobre as mulheres.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs meios das Forças Armadas Angolanas (FAA) vão apoiar a mobilidade aérea dos recenseadores nas zonas de difícil acesso por terra, garantiu, domingo, na cidade do Lubango, o coordenador do Grupo Técnico Provincial do Censo 2024.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.