Desporto

Mali e Mauritânia jogam o tudo ou nada esta tarde

António de Brito

As selecçōes do Mali e da Mauritânia protagonizam, hoje, às 18h00, no Estádio Miloud Hadefi, em Oran, as atenções da terceira e última jornada do Grupo D da Taça CHAN.

24/01/2023  Última atualização 09H51
Combinado nacional aguarda expectante pelo desfecho do jogo desta noite © Fotografia por: DR
O desafio entre os dois países é aguardado com grande expectativa por parte dos adeptos do futebol, sendo que o conjunto que vencer passa, automaticamente, para os quartos-de-final. 

Malianos e mauritanianos entram para este duelo, com um ponto cada, mas o Mali tem um saldo de três golos, contra nenhum da equipa adversária. Este encontro tem outro cunho de interesse, já que a selecção angolana, espera por um eventual empate sem golos no confronto de mais logo, com o intuito de manter o sonho de apuramento. Determinados em passar a eliminatória, Mali e Mauritânia jogam pelos três pontos em disputa, que lhes possa guindar para a fase seguinte da prova. 

Por estar em jogo a qualificação, quer o Mali como a Mauritânia ambicionam a vitória, pelo que não há favoritos. O conjunto que sobressair vai, certamente, vencer o desafio. Por banda do Mali, o Diané não mexe na equipa e aposta no "onze", que utilizou no empate 3-3, frente aos Palancas Negras. Amir Abdou, seleccionador mauritaniano, também, não vai alterar à equipa inicial, utilizando os jogadores que defrontaram o conjunto angolano, com o qual empatou a zero. 

No histórico de jogos, Mali e Mauritânia disputam o sexto duelo, visto que os malianos venceram dois, perderam um e empataram dois. 

Do Lado da Mauritânia, o treinador Amir Abdou vai utilizar à equipa que actuou diante dos Palancas Negras, entrando de início com Namouri, Amar, Nouh, Demin, Soukrana, Beidou, Mamadou, Bessan, Tanji, Ahmed e Mohsen (4-3-3). 

Por parte do Mali, o técnico Nouhoum Diané vai jogar com German Berthé, Mamadou Yoko, Souleymane Coulibaly, Emile Kone, Ismael Bamba, Sada Diallo, Fady Coulibaly, Djibril Coulibaly, Makan Samabaly, Hamidou Sinayoko e N’golo Traoré. (4-2-3-1).

  Amir Abdou
"Queremos vencer o adversário”

O seleccionador da Mauritânia, espera um opositor forte, de grande qualidade, num jogo que "não será fácil e decisivo, porque qualifica uma das equipas para os quartos-de-final. Temos de entrar fortes e tentar resolver o jogo nos minutos iniciais”, garantiu ao Jornal de Angola Amir Abdou. 

Questionado sobre o conjunto adversário, o treinador da Mauritânia teceu rasgados elogios a selecção maliana. "É uma boa equipa e bem comandada por Nouhoum Diané. É muito forte nos contra-golpes. Estudamos perfeitamente o oponente. Estou convencido que faremos um bom jogo e passar para a segunda fase”, referiu, sublinhando que a Mauritânia não veio ao CHAN para fazer turismo: "Estamos aqui para competir com qualquer adversário. Respeitámos todas as selecções, mas não as tememos”.

  Nouhoum Diané
"Estamos proibidos de falhar”

O técnico maliano, assume total favoritismo na partida com a Mauritânia, apesar de respeitar o conjunto adversário. "Estamos proibidos de falhar. Não nos passa pela cabeça um outro resultado, que não seja os três pontos. Os jogadores estão mentalizados e sabem o que têm de fazer para vencermos o jogo”, garantiu ao Jornal de Angola. 

Em relação à selecção mauritaniana, Nouhoum Diané disse que "vamos defrontar uma equipa matreira e bem arrumada. Temos de ser fortes e procurarmos vencer o encontro. Ambicionámos os quartos-de-final e queremos lá estar”, realçando o espírito que reina no grupo de jogadores na véspera do embate com a Mauritânia. " A convicção é forte e todos estão unidos à volta do objectivo primordial, o apuramento”.

  JOGO DO GRUPO E
Camarões e Níger disputam o passe.  

Camarões e Níger decidem, hoje, às 20h00, no Estádio Meloud Hadefi, em Oran, o apuramento para os quartos-de-final do CHAN da Argélia. A partida é referente à terceira e última jornada do Grupo E.

Tanto Camarões quanto Níger têm um jogo de elevado grau de dificuldade, uma vez que ambas as selecçōes focalizam os seus intentos à fase seguinte. Os duelos entre camaroneses e nigerinos são pautados pelo equilíbrio. Sempre que se defrontam arrastam multidões, quando jogam em Yaoundé ou em Niamey, por força da rivalidade existente entre os contendores. 

Apesar do estatuto granjeado, quer no continente, quer além-fronteiras, a selecção camaronesa não espera por facilidades, visto que a formação adversária pretende contrariar ao máximo os anseios do oponente. 

Contudo, os Leões Indomáveis têm de jogar ao mais alto nível e encarar o antagonista olhos nos olhos. O Níger é um conjunto matreiro e transfigura-se, quando joga com as equipas grandes. Nos jogos oficiais já disputados, o combinado camaronês venceu o primeiro, por 3-0, depois empatou o segundo sem golos. No sábado, o Congo Brazzaville foi afastado da prova, após o empate a um golo diante do Níger. Os Camarões são os líderes do agrupamento, com três pontos, Níger e Congo Brazzaville somam um ponto cada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto