Economia

Malanje: Produção de arroz cresce 10 por cento

Vinte mil toneladas de arroz foram colhidas, este ano, em quatro municípios da província de Malanje, durante a campanha agrícola 2019/2020, um crescimento de 10 por cento diante das 18 mil toneladas produzidas na época anterior, declarou à Angop, na quinta-feira, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Pescas.

26/12/2020  Última atualização 20H45
Colheitas subiram para 20 mil toneladas este ano © Fotografia por: DR
Carlos Chipoia indicou que 19.900 toneladas foram produzidas pelo sector agrícola empresarial e 100 pelo sector da agricultura familiar, com a produção a ocorrer nos municípios de Cahombo, Luquembo, Quirima e Cambundi-Catembo.

No sector da agricultura familiar, a produção, para além de comercializada, é usada como moeda de troca para aquisição de outros produtos essenciais, havendo estimativas de que, este ano, 40 das 100 toneladas produzidas pelas famílias foram vendidas a empresas, o que não acontecia em anos anteriores.

O director do Gabinete precisou que a compra da produção das famílias está a impulsionar o alargamento das áreas de cultivo, perspectivando-se, com isso, o aumento da arrecadação de rendimentos com a venda do cereal. Quanto ao sector comercial, Carlos Chipoia disse que a província conta com quatro unidades, duas das quais com a componente industrial instalada, ao passo que as outras aguardam por financiamento da banca.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia