Reportagem

Malanje celebra 91 anos com aposta em projectos de impacto sócio-económico

Venâncio Victor|Malanje

Jornalista

Malanje completa hoje 91 anos desde que foi elevada à categoria de cidade, com os olhos postos no crescimento sustentável e no desenvolvimento social e económico.

13/02/2023  Última atualização 06H55
Estão em curso na cidade capital da província de Malanje vários projectos que visam melhorar a qualidade de vida da população e a imagem da região © Fotografia por: DR

As festividades do dia da cidade capital da província da imponente Palanca Negra decorrem sob o lema "Por  Malanje mais inclusiva, trabalhemos para melhorar a sua imagem”.

De acordo com o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, em prol da efeméride foram agendadas várias actividades desportivas, culturais, religiosas e uma campanha de embelezamento da cidade.

O administrador destacou as várias acções desenvolvidas no ano passado, ligadas, sobretudo, às infra-estruturas rodoviárias, remoção e colocação de asfalto no casco urbano,  a arborização da cidade, além da melhoria da iluminação pública.

Destacou, ainda, a asfaltagem das ruas da Mão e do Brinca, que beneficiaram de novos passeios e lancis, incluindo a iluminação pública, para prevenir a delinquência durante a noite.

Acrescentou que estão em curso alguns projectos que visam a colocação de passeios e lancis em todo o casco urbano, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), para melhorar a imagem da cidade. 

Segundo o administrador de Malanje, algumas zonas já foram contempladas, como, por exemplo, a avenida Hoji-ya-Henda e as ruas Ultra Machado e Miguel Bombarda. 

Dos projectos iniciados no ano passado e que estão por concluir, destacou o melhoramento do tapete asfáltico entre o largo Rainha Ginga Mbandi e a rotunda da Vila Matilde, estando, apenas, a faltar os lancis, cujas obras constam, igualmente, no PIIM. 

Ainda no âmbito do PIIM estão em curso as obras da escola Hojy-y-Henda, da escola do II Ciclo da Catepa, bem como a do ensino especial. João de Assunção realçou a inauguração da escola primária da Bomboco. 

Deu a conhecer que este ano está ainda prevista a inauguração da escola do II Ciclo Comandante Kwenha, no bairro Maxinde, e o Parque Pioneiro Zeca. 

A nível das comunas de Ngola Luije e Cambaxe foram reabilitados sistemas de abastecimento de água e implementados projectos de aquicultura, para a geração de rendimento às famílias.

Ainda no ano findo, no âmbito do Projecto de Recursos Ordinários do Tesouro, duas sedes comunais começaram a beneficiar de iluminação pública, projecto a ser concluído no primeiro semestre deste ano. O administrador garantiu que foi dada atenção especial à reabilitação e construção de sistemas de abastecimento de água nas localidades de Cambondo Cuije, Quissaco e sector de Cazete, estando na fase final os do Ngola Luije e da Carreira de Tiro, no Projecto Habitacional das 500 Casas. João de Assunção destacou, ainda, a implementação do projecto de limpeza urbana, que está a fazer com que a cidade tenha outra imagem, não obstante os efeitos destrutivos das chuvas que caem sobre a cidade. 

Anunciou, para breve, um concurso público para a contratação de três empresas de recolha de resíduos sólidos, que vão operar em igual número de zonas do território de Malanje (Norte, Centro e Sul), para melhorar a imagem da cidade, estando prevista a aquisição de 250 contentores de lixo de cinco metros cúbicos, dos quais 22 já se encontram na cidade de Malanje.


Jovens recebem lotes para a construção dirigida 

O administrador municipal de Malanje garantiu que, à semelhança do que aconteceu em 2022, na Catepa, este ano serão distribuídos lotes de terreno a jovens para a auto-construção dirigida na Carreira de Tiro e em Cangambo.  

Segundo João de Assunção, para se pôr fim aos espaços baldios, está em curso um programa de verificação dos títulos de concessão de terrenos, para serem ou não revogados, tendo em conta o anúncio do Presidente da República sobre a construção de 2.500 apartamentos no município.   Destacou a aquisição de dez postos de transformação de energia, apesar de estar a faltar  algum material de suporte para o reforço da linha de baixa tensão, para beneficiar mais de mil famílias, no âmbito do PIIM, na Catepa, Cangambo e Kulamuxito.  

Em Malanje, referiu, o projecto vai beneficiar mais de quatro mil famílias, nos bairros da Vila Matilde, Catepa, Carreira de Tiro, Campo de Viação e Cangambo.

No município sede da província, segundo o administrador, está a ser construído mais um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, no sector do Quissol, que está já em fase de ensaios, prevendo-se beneficiar 12 mil famílias.

João de Assunção fez saber que estão na forja três projectos ligados ao ordenamento do trânsito, com realce para a reposição da sinalização horizontal e vertical no casco urbano e a requalificação dos semáforos, cujas obras vão terminar em breve, de acordo com garantias da empresa executora. 

"A reabilitação e ampliação do Cemitério Municipal de Malanje, que apresentava uma imagem que não se enquadrava à nova realidade, também mereceu atenção especial no ano transacto”, sublinhou o administrador, acrescentando que "em breve teremos um cemitério com melhores condições”. 

Destacou a realização de acções em diferentes sectores, com realce para o das infra-estruturas, onde sobressai a reconstrução e a inauguração de escolas do ensino primário, nomeadamente a 87, Kilamba Kiaxi, no bairro do Cafucofuco, a do bairro Cabuabuata, na Vila Matilde, a da Kizanga e a do bairro da Maxinde, estando a ser concluída uma na comuna de Ngola Luije.


Munícipes querem mais atractivos    

Munícipes entrevistados pela nossa reportagem apontaram algumas melhorias nos últimos tempos e sugerem à Administração Municipal a implementação de mais acções que contribuam para a melhoria da imagem da cidade e da qualidade de vida dos seus habitantes.

Job Culo, professor da Escola Jardim do Éden, a residir há sete anos em Malanje, é de opinião que a cidade deveria ter outro visual e mais espaços culturais e de lazer. 

Defendeu o reforço do fornecimento de energia eléctrica em bairros periféricos e a melhoria das vias de acesso, bem como a pintura de prédios, reabilitação dos espaços verdes e aplicação de asfalto em ruas do casco urbano. 

Destacou as obras de asfaltagem da estrada que liga a Escola Técnica Privada de Saúde à rua Hoji-ya-Henda, entre outras acções de impacto social, tendo apelado aos munícipes no sentido de preservarem os bens públicos.

Lourenço Gonga, igualmente professor, reconheceu as mudanças registadas nos últimos tempos, que estão a permitir melhorar a qualidade de vida da população e a imagem da cidade de Malanje.

"Precisamos de mais lugares de lazer e bibliotecas, pois a única existente, a Rainha Njinga Mbande, é insuficiente”, disse Lourenço Gonga, que defendeu mais projectos de impacto social, como o reforço no abastecimento de água e fornecimento de energia eléctrica em bairros periféricos da cidade de Malanje. 

Manifestou-se preocupado com o aumento de espaços baldios e escombros, bem como com o estado de algumas estradas esburacadas, a par das ravinas que ameaçam a circulação, tendo apontado os bairros  Caxito, onde reside, e o da Catepa como os mais afectados.

A estudante universitária Paula da Fonseca, que vive há 20 anos na cidade de Malanje, disse que se deveria dar mais atenção às estradas, pois muitas ainda se encontram esburacadas. 

No seu entender, as únicas mudanças registadas nos últimos tempos estão relacionadas à pintura dos edifícios e criação de espaços verdes. "Até agora não temos uma centralidade adequada, a que existe está inacabada e lamento o facto de a população não estar a ajudar em nada para a melhoria da imagem da cidade”.


Construção de postos de saúde  entre as prioridades da administração 

No sector da Saúde, explicou, houve a conclusão do centro de saúde do Sagrado Coração de Jesus, a par da manutenção de dois nos bairros da Kizanga e Vila Matilde, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios e do Programa de Combate à Fome e à Pobreza.

Segundo o administrador de Malanje, a reabilitação e construção de postos de saúde e de centros médicos visa fazer com que a população deixe de percorrer longas distâncias em busca de assistência, bem como descongestionar os hospitais de referência.     

João de Assunção deu a conhecer que, para ajudar a baixar o índice de mortalidade, o sector da Saúde promove consultas através de clínicas móveis, em benefício da população que vive em zonas de difícil acesso, fundamentalmente crianças, e está em curso  um programa piloto de prevenção da malária, a doença mais frequente.

O administrador aconselhou a população no sentido de evitar a automedicação e a procurar as unidades sanitárias mais próximas, para evitar complicações que podem  terminar em mortes.


 Vandalização de bens públicos

O administrador de Malanje disse à nossa reportagem que a vandalização de bens públicos, com destaque aos do sector das Águas, causou, em 2022 e princípios deste ano, prejuízos avaliados em mais de seis milhões de kwanzas.

Deu a conhecer que mais de 100 tampas de sarjetas foram vandalizadas. João de Assunção apelou aos munícipes no sentido de cuidarem bem dos bens postos à sua disposição e a denunciarem os que tentam vandalizá-los. 

"Vamos notando, com frequência e preocupação, a subida dos índices de vandalização de bens públicos”, disse o administrador, apelando à mobilização dos jovens no sentido de preservarem o património público. 


 Várias actividades  em prol da efeméride 

O programa de actividades para saudar os 91 anos da cidade de Malanje contempla um conjunto de 16 acções, com realce para um torneio de capoeira e karaté e uma feira de gastronomia, que decorre no espaço adjacente ao Estádio 1º de Maio. 

No sábado, o programa de actividades foi marcado pela realização da segunda edição de ginástica para todos, defronte às instalações da sede regional do BNA. No mesmo dia foi realizado o habitual grande circuito motorizado e de automobilismo, que envolveu pilotos dos mais variados pontos da província de Malanje e não só.

Ontem foi realizado um culto de acção de graças, na Igreja da Sé Catedral, estando prevista para hoje uma gala, no Hotel Palanca, para homenagear figuras ligadas ao empreendedorismo, bem como individualidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade de  Malanje. 

Dentro do programa das festividades do 91º aniversário consta ainda um debate radiofónico infantil, onde as crianças deverão demonstrar os conhecimentos que têm sobre a cidade de Malanje, estando previstos prémios para o 1º, 2º e 3º classificados.

Está, também, prevista uma palestra subordinada ao tema"Os desafios que Malanje tem no quadro da promoção do crescimento e desenvolvimento”, no próximo dia 15, na Mediateca Rei Ngola Kiluanje, a par do Fest-Treatro Malanje, de 17 a 19, no Hotel Palanca, bem como a Taça Cidade de Malanje em Futsal, em masculinos e femininos, onde estarão envolvidas instituições públicas e privadas, e concerto de música gospel, numa iniciativa da Associação dos Músicos Cristãos de Angola. 

Outro grande momento, que vai marcar a passagem dos 91 anos da cidade de Malanje, é o concurso "Semba no Pé”, estando previsto um espectáculo musical, denominado "Show das multidões”, no Pavilhão Multiusos Palanca Negra, bem como uma campanha de limpeza e embelezamento da cidade, entre outras actividades.

De referir que o comité composto por responsáveis das comissões de moradores, eleitos em assembleias, elaborou diferentes projectos, dando-se prioridade ao apoio às famílias vulneráveis, com a entrega de cestas básicas, a recuperação de sistemas de abastecimento de água, manutenção da iluminação pública, instalação de moageiras, aquisição de motorizadas para acções de saneamento básico e de inputs agrícolas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Reportagem