Política

Malanje: Autoridades pedem reforço contra a imigração ilegal

O administrador municipal de Massango, Luís João José, solicitou à Polícia Nacional o reforço de efectivos na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), para travar a entrada ilegal de cidadãos congoleses em Malanje.

27/11/2022  Última atualização 07H55
© Fotografia por: DR

A preocupação foi apresentada ao comandante provincial da Polícia Nacional de Malanje, comissário João Cariqui, durante um encontro com as autoridades de Massango, que visou avaliar a situação delituosa do município.

De acordo com o administrador Luís João José, a cobertura policial ao longo da fronteira é deficiente, por insuficiência de efectivos de Guarda Fronteiras e esta situação tem facilitado roubos de animais, assaltos a mão armada e outros crimes, no território de Massango, cujos autores são presumivelmente cidadãos congoleses.

O município de Massango partilha uma fronteira fluvial de 147 quilómetros com a RDC, extensão vasta, que segundo o administrador, sem uma cobertura integral da Polícia Nacional, constitui caminho para a entrada ilegal de cidadãos congoleses ao país.

O responsável precisou que a par disso, urge igualmente o reforço do policiamento no interior do município, com vista à manutenção da ordem e tranquilidade públicas, tendo realçado que o Comando Municipal da Polícia também enfrenta dificuldades de vária ordem, desde a falta de instalações condignas e insuficiência de efectivos.

Em resposta, o comandante provincial da Polícia, João Cariqui manifestou a disposição da corporação em trabalhar para a resolução dos problemas apresentados, tendo garantido para além do reforço de efectivos, mais meios, incluindo viaturas a fim de permitir o policiamento de proximidade.

Disse por outro lado, que está a ser desenvolvido um trabalho conjunto entre a Administração Municipal e a Delegação Provincial do Ministério do Interior para a construção de um novo Comando Municipal da Polícia e o apetrechamento com meios modernos, acrescentando que nesta altura a situação delituosa é estável.

O município de Massango dista a 290 quilómetros a norte da cidade de Malanje e compreende as comunas de Quinguengue e Quihuhu, com uma população estimada em 6 mil e 876 habitantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política