O Tribunal Supremo e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa assinaram, esta segunda-feira, em Portugal, um protocolo de cooperação para prestação de apoio científico, formação de juízes.
A província de Malanje vai acolher, na próxima sexta-feira, a 10ª edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), instituído para promover e dinamizar o desenvolvimento comunitário do país.
O FMCA possui, entre outros objectivos, a celebração do 10 de Agosto, Dia Africano da Descentralização e do Desenvolvimento Local, resultante de uma deliberação da segunda conferência ordinária dos ministros responsáveis pela Descentralização e Desenvolvimento Local, realizada na cidade de Maputo, Moçambique, em 2011, e acolhida pela União Africana em 2012.
Vão estar presentes no Fórum dos Municípios e Cidades de Angola órgãos auxiliares do Presidente da República, departamentos ministeriais, governadores provinciais e administradores municipais.
Vai ser realizado, durante o Fórum, a gala da primeira edição do "Prémio Melhor Município de Angola", ocasião em que serão premiados os municípios que se destacaram em vários domínios da governação e administração local.
De acordo com um comunicado do Ministério da Administração do Território, que organiza o evento, os concorrentes estão a ser avaliados por um júri independente, composto por sete individualidades, nas categorias Urbanismo, Infra-estrutura e Ordenamento do Território, Transporte, Mobilidade e Acessibilidades.
Do conjunto dos temas seleccionados para a avaliação dos municípios constam, ainda, a Conectividade, Empreendedorismo e Inovação, Participação do Cidadão e Qualidade do Serviço Público, Saúde e Bem-Estar, Igualdade e Inclusão, Educação e Qualificação Profissional, Boa Governação, Transparência e Qualidade da Execução Orçamental.
Da lista fazem, igualmente, parte o Desporto, Cultura, Turismo e Lazer, Segurança e Ordem Pública, Compromisso com a Criança e sua Protecção, Município Amigo da Criança e Protecção e Conservação dos Ecossistemas e da Biodiversidade.
Os valores monetários a serem atribuídos aos municípios vencedores variam entre 5 e 100 milhões de kwanzas, com base na tipologia da sua estrutura orgânica, categorizados por tipos A, B, C e D, de acordo com o Decreto Executivo Conjunto n. º9/24, de 29 de Julho, que estabelece os valores a atribuir aos municípios vencedores do "Prémio Melhor Município de Angola".
O "Prémio Melhor Município de Angola" foi criado no ano passado, pelo Presidente da República, para fomentar, estimular e incentivar as melhores práticas de gestão, viradas para a transformação da realidade local e do desenvolvimento dos municípios.
A iniciativa destina-se a todos os municípios que apresentam as melhores referências e práticas em termos de gestão nos diferentes domínios da governação e administração local.
A iniciativa visa, entre outros, estimular o desenvolvimento municipal sustentável, reconhecer as iniciativas inovadoras da gestão pública municipal, incentivar a implementação de projectos de melhoria na esfera pública local, assim como partilhar referências e soluções de gestão pública inspiradoras para outros municípios.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), do qual Angola é membro, está a trabalhar na elaboração de uma Estratégia Regional sobre a Juventude, Paz e Segurança (YPS), com vista à partição deste segmento nos processos de prevenção e resolução de conflitos na região.
O Tribunal Supremo e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa assinaram, esta segunda-feira, em Portugal, um protocolo de cooperação para prestação de apoio científico, formação de juízes.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.