Sociedade

Malanje abre formação de médicos especialistas

A assistência médica às comunidades dos 14 municípios de Malanje vai conhecer outra dinâmica, nos próximos quatro anos, depois que um grupo de 36 especialistas em Medicina Familiar passar a prestar serviço em diversas unidades clínicas da província.

23/05/2021  Última atualização 10H33
© Fotografia por: DR
Os futuros médicos de família fazem parte de um total de 64 especialistas em diferentes áreas que se encontram a frequentar o Internato Médico de Malanje, uma aposta das autoridades para contribuir na melhoria do atendimento nos níveis primário e secundário nas várias unidades hospitalares de referência na região.

Além dos especialistas em Medicina Familiar, vão iniciar, igualmente, a formação a partir do próximo mês dez outros profissionais das áreas de Ginecologia e Obstetrícia, seis em Gastrenterologia, cinco em Medicina Interna, três em Otorrinolaringologia, quatro em Cirurgia e igual número na especialidade de Uterino.
Na abertura do ano lectivo do Internato Médico, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Domingos Eduardo, destacou a importância da formação e assegurou que vai permitir a presença de médicos internos em diferentes especialidades nas unidades sanitárias da província, assim como melhorar a qualidade de atendimento nos níveis primário e secundário.

Domingos Eduardo reafirmou que o Executivo definiu a Política Nacional de Formação de Quadros, que visa apoiar o desenvolvimento e os potenciais qualitativo e quantitativo dos recursos humanos.
O vice-governador provincial referiu que o internato para a formação médica vai arrancar em Malanje, pela primeira vez, fruto da existência da Faculdade de Medicina da Universidade Njinga Mbandi, o que configura a forte aposta do Executivo na melhoria da prestação de serviços, em cumprimento dos objectivos e metas do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022.

Luísa Victoriano | Malanje

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade