O músico angolano, Yuri da Cunha é um dos convidados a participar do show do artista brasileiro, Carlinhos Brown, esta quinta-feira, na vila Caramuru, no Brasil.
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.
A Aliança Francesa apresenta, hoje, a partir das 15h30, no Centro de Animação Artística do Cazenga (Animart), o espectáculo de malabarismo “Revêrie”, e na quinta-feira e sábado, no Instituto Guimarães Rosa (ex-Centro Cultural Brasil-Angola) e na Aldeia de crianças SOS Angola, no Lubango, no bairro da Mapunda, Machadinhos, respectivamente.
Thomas Guérineau criou, em Outubro de 2019, um espectáculo para públicos muito jovens a partir do material artístico, trabalhado em residência para a criação "Revêrie” (criação de Novembro de 2020).
Fechadas em torno de uma mesa usada como instrumento de percussão, as bolas ritmicamente, batendo na madeira do tampo da mesa; dois corpos então se entrelaçam com movimentos regidos pelo ritmo e pelo movimento das bolas. Os sons saem das bocas como a confissão de uma densidade física muito forte. Acima rodopiam losangos, instrumentos giratórios que, como uma droga sónica, invadem os corpos, os entorpecem, essencialmente os fazem se mover. Uns poucos tubos, em plástico, insuspeitados, ligeiramente caídos sobre a mesa, entregam como se fossem eles próprios as suas melodias incessantemente envoltas por ritmos acelerados.
Este material é alimentado, como em todas as suas criações, pelos três elementos corpo-sons-objectos e malabarismos musicais. Num devaneio sonoro misturado com gestos e jogos de objectos, dois artistas - malabaristas, músicos e dançarinos - visitam a sensibilidade da primeira infância.
Eles se divertem com o som de bolas caindo e outros objectos misturando-os com vocalizações e dançando com os movimentos dos objectos. Seu trabalho está muito próximo da descoberta física e sonora do mundo pelas crianças.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.