Cultura

Maka à Quarta-Feira: Yola Castro destaca importância da leitura no combate ao desemprego

A busca de conhecimento e o hábito pela leitura são grandes ferramentas para o combate ao desemprego, defendeu, a escritora Yola Castro, na União dos Escritores Angolano (UEA), em Luanda.

17/03/2023  Última atualização 11H15
© Fotografia por: DR

Na habitual Maka-à-Quarta-Feira da UEA, a escritora disse que com o livro e a leitura podemos exercer várias actividades, sendo que os jovens podem ser promotores de livros, contador de história, influenciador e bibliotecário. "Só precisamos ter o gosto e o hábito pela leitura com objectivo de buscar sabedoria para passarmos informações e termos domínio sobre o assunto, bem como saber falar com convicção”, disse a escritora.

Para a autora de "A Borboleta Clorida e Linda Joaninha”, a leitura vai além do imaginário, pois é possível sair do desemprego com o "livro e a leitura”, por isso, as pessoas precisam compreender que o Executivo e os empresários não conseguem dar empregos a todos indivíduos formados e não formados numa sociedade.

Na sua óptica, "temos que aprender a nos reinventar porque o mundo nos oferece uma série de ferramentas, que se forem bem aproveitadas, as pessoas podem conseguir trabalhar por conta própria, bem como dar emprego às outras pessoas de forma a ajudar o Executivo a neste problema que aflige à sociedade”.

Convidada pela UEA para falar sobre "O Livro e a Leitura no Combate ao Desemprego”, Yola Castro disse que a intenção da maka é dar subsídios às pessoas de maneira a se reverem e perceberem que é passível através do conhecimento literário conseguir emprego.

Segundo a escritora, há uma carência de gestores de bibliotecas, profissional este que está em falta em muitas estabelecimentos de ensino público e privado. "Se fizermos uma pesquisa, vamos ver que as escolas de Luanda não têm esse serviço no sistema de ensino”.

Segundo ela, a leitura representa um instrumento de extrema importância para o desenvolvimento de toda a sociedade, pois, a partir dela, o cidadão pode contribuir para o seu próprio país, no âmbito do seu direito de cidadania.

O responsável para as actividades da UEA, Nguimba Ngola, disse que Maka à Quarta-feira é um projecto cultural da UEA que tem como finalidade reunir grandes figuras da literatura angolanas, principalmente os seus membros para falarem da sua vida e obra.

Nguimba Ngola deu a conhecer que na próxima quarta-feira a UEA vai celebrar o Dia da Poesia, que vai ser festejado com declamação de poesia com várias poetisas por se tratar do mês dedicado às mulheres.

Yola Castro é jornalista e professora de literatura infantil no Complexo Escolar Dom Bosco. Tem publicado várias obras, com destaque para "A borboleta Colorida e a Linda Joaninha (prémio literário 16 de Junho, INALD-2003, hoje Instituto Nacional das Indústrias Culturas (INIC) ), "Colectânea do conto infantil”, "Vuvukyetu” e "O Goloso”, esta última publicada pela Fundação Arte e Cultura. Membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), publicou contos no Suplemento "Vida Cultural”, do Jornal de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura