Regiões

Mais serviços sociais básicos abertos no Cuando Cubango

Weza Pascoal | Menongue

Jornalista

Mais de duas mil famílias das aldeias de Canhongue, Chiengo, Dilungo, Muquengue, Kaquene e Peco, no município do Cuchi, contam, desde sexta-feira, com mais seis sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável, inaugurados pelo governador provincial do Cuando Cubango, José Martins.

09/05/2022  Última atualização 07H30
População conta com mais sistemas de captação de água © Fotografia por: DR

O projecto, financiado pelo Governo angolano e pelo Banco Mundial, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), está orçado em mais de 280 milhões de kwanzas e visa melhorar a qualidade de vida da população. 

Segundo o director do Instituto de Desenvolvimento Local (IDL), Severino Cavalo, os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável estão equipados com painéis solares. 

Acrescentou que o dinheiro disponibilizado para as obras serviu, também, para a construção de uma escola primária, com seis salas de aula, denominada "15 de Dezembro", com capacidade para acolher 240 alunos, nos períodos da manhã e da tarde. 

O director municipal da Educação, Paulo José, agradeceu ao IDL pela construção e apetrechamento da escola, que vai permitir que cerca de 240 alunos estudem em condições condignas. 

Paulo José apelou ao Governo Provincial, ao IDL e outras organizações existentes no país no sentido de construírem mais escolas no município do Cuchi, para permitir enquadrar no sistema normal de ensino acima de cinco mil novos alunos. 

Disse que, no presente ano lectivo, estão matriculados mais de cinco mil alunos em diferentes subsistemas de ensino e que o município conta com 25 escolas e 401 funcionários do sector da Educação, dos quais 380 professores.

Para retirar um elevado número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino, referiu, são necessárias, pelo menos, mais 12 escolas e o recrutamento de professores. 

Segundo Severino Cavalo, os equipamentos entregues são parte de um total de 35 projectos sociais levados a cabo no Cuando Cubango, com um orçamento de mais de 870 milhões de kwanzas. 

Anunciou que, nos próximos dias, o IDL vai proceder, igualmente, a entrega de alguns projectos sociais nas localidades do Muquehe, Mingungo, Kalumba e Tchindande, no município do Cuchi, e, seguidamente, em Menongue, cujas obras já estão concluídas. 

Na ocasião, o governador provincial, José Martins, pediu às comunidades favorecidas para cuidarem bem das novas infra-estruturas, para evitar que muitas famílias se mudem para outras localidades devido à inexistência de alguns serviços sociais básicos. 

José Martins garantiu que o Governo Provincial vai continuar a trabalhar para melhorar as condições sociais das famílias. 

O governador do Cuando Cubango deu a conhecer que, depois dos trabalhos de terraplanagem que estão a ser feitos no interior dos bairros da capital da província do Cuando Cubango, serão intervencionadas as vias do interior dos bairros e aldeias do município do Cuchi e posteriormente as do Cuito Cuanavale. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões