Sociedade

Mais serviços são colocados à disposição das populações

Domingos Calucipa | Lubango

Jornalista

A INFRASAT, Empresa Nacional de Telecomunicações, apresentou, na cidade do Lubango, província da Huíla, novas soluções e serviços nas áreas da Saúde, Educação, Agro-Negócios, Indústria e Cyber-Segurança, à luz da estratégia do Executivo de levar as comunicações a todos os pontos do país.

23/02/2024  Última atualização 10H13
INFRASAT, Empresa Nacional de Telecomunicações © Fotografia por: DR
O evento, que juntou representantes de várias instituições públicas e privadas e empresas do ramo das telecomunicações, marca o arranque de uma série de workshops que vão acontecer no país, no âmbito da expansão e incremento de serviços da INFRASAT.

Durante o acto, realizado terça-feira, foi apresentado um conjunto de serviços via satélite e acesso à Internet e telefonia.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da INFRASAT, Diogo de Carvalho, a empresa traz novas tecnologias, visando melhorar a prestação de serviços aos clientes.

Na área da Saúde, por exemplo, foi enquadrado o serviço de telemedicina, através do qual cidadãos poderão ter consultas no formato virtual, por meio de videochamadas ou plataformas de mensagens.

Na vertente agrícola, acrescentou, estão disponíveis soluções que visam ajudar os agricultores a melhorar a sua prestação, com uma agricultura de precisão, com a instalação de sensores meteorológicos.

A intenção, conforme Diogo de Carvalho, é conferir sustentabilidade, reduzindo os custos, e assegurar uma produção mais alargada.

Já no domínio da Educação, indicou o responsável, estão disponíveis soluções para o ensino à distância.  

Na área da Indústria, explicou, foram criadas soluções para transformar e optimizar as operações logísticas em instalações industriais, reduzir custos operacionais e promover práticas sustentáveis, com foco na modernização e integração de tecnologias avançadas.

No quadro das suas obrigações sociais, a empresa inaugurou uma sala de educação à distância na sede da Universidade Mandume ya Ndemufayo, a primeira no país, e um ponto de televisão comunitária, na localidade de Bata-Bata, no município da Humpata.

A vice-governadora para o Sector Político, Económico e Social, Maria João Chipalavela, disse que as telecomunicações são cada vez mais um meio presente no dia-a-dia dos cidadãos.

"Todos precisamos, cada vez mais, de informação, de melhorar as nossas habilidades e competências. Com as soluções tecnológicas podemos garantir seguramente a qualidade dos nossos serviços”, sustentou a governante.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade