Sociedade

Mais mestres em Ciências no mercado de trabalho

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) em Cabinda colocou no mercado de trabalho os primeiros 48 mestres, formados nas especialidades de ensino da Matemática e Metodologias de Ensino.

23/01/2023  Última atualização 08H28
ISCED prepara condições para a realização de cursos de pós-graduação na província de Cabinda © Fotografia por: DR

Destes 48 mestres, 20 são formados em Metodologia de Ensino, e 28 no ensino da Matemática. A formação teve a duração de três anos e foi assegurada por docentes do ISCED. A meta é incentivar a massificação dessas áreas de Ciências de educação, que ainda carecem de quadros devidamente qualificados.

O acto de outorga de diplomas foi testemunhado pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Miguel de Oliveira, que reafirmou a aposta do Executivo na formação dos cidadãos a todos os níveis.

O governante enalteceu a qualidade de ensino actual transmitido pelas instituições superiores do país, que permitem ter "quadros com muita competência e profissionalismo”. O encerramento do primeiro curso em mestrado, disse, permite ao ISCED de Cabinda entrar na lista de instituições de Ensino Superior do país, com quadros no grau de mestres e licenciados.

O presidente do ISCED em Cabinda, Domingos Nzau, pediu aos novos mestres para justificarem tudo que aprenderam, de forma a dignificar, também, a imagem da instituição. "Que sejam partícipes da história da instituição”.

Entre as principais dificuldades da instituição, para a formação de quadros, constam, revelou, a falta de infra-estruturas condignas, "factor que tem condicionado a implementação de outras iniciativas associadas à oferta formativa”. Porém, recordou, a instituição vai continuar a apostar na formação de docentes, com maior foco na pós-graduação, dentro e fora do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade