Política

Mais energia e água para as províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.

11/12/2023  Última atualização 08H19
Obras de electrificação a Sul de Calulo decorrem em bom ritmo © Fotografia por: DR

Esta segunda-feira, a jornada inicia no Cuanza-Sul, com uma comitiva composta pelos presidentes dos conselhos de Administração da PRODEL, Pedro Afonso, da ENDE, Hélder Adão, directora nacional das Águas, Elsa Ramos, e de outros altos funcionários do MINEA, das empresas tuteladas e parceiros.

De acordo com o programa consultado pelo Jornal de Angola, o governante vai visitar, nesta província, as obras de electrificação a Sul de Calulo, seguindo-se o Sistema de Água e da Subestação da Quibala.

O projecto de electrificação do município da Quibala compreende a construção de uma subestação e redes de distribuição, a construção de uma subestação de alta tensão, com ligação à Rede Nacional e de uma rede de distribuição, com 700 ligações domiciliares, para beneficiar mais de 4.200 habitantes na vila e redes de distribuição, já com 50% de execução física.

 
Bailundo e Catabola

Ainda hoje e amanhã, o ministro da Energia e Águas vai visitar as obras de electrificação dos bairros do Huambo (Lussambo, Utalamo, R21, Alemanha e Dango), onde se pretende aumentar o acesso à energia da rede pública nacional para garantir maior qualidade de vida às populações e beneficiar cerca de 22 mil habitantes.

Já amanhã, João Baptista Borges e a comitiva que o acompanha vai proceder ao acto de consignação da Central Solar do Bailundo, com uma capacidade de produção de 7.992 MWdc, seguindo-se uma visita ao projecto.

Prevê-se, igualmente, uma deslocação às obras de electrificação dos bairros do Bailundo, antes da ida, para o mesmo fim, a Ekunha, enquanto, na quarta-feira, o ministro estará na província do Bié, para proceder ao acto de consignação da Central Solar do Cuito.

No município de Catabola, o governante visitará a empreitada de construção da subestação de 60 kV, incluindo as redes de média e baixa tensão, que pretende beneficiar cerca de 126.631 habitantes, ao passo que em Camacupa prevê avaliar as obras de electrificação da Barragem do Kunje, que tem uma capacidade de 2 MW. Esta central, destruída durante a guerra, inclui a construção de uma linha de 30 Kv e das redes de média tensão, baixa tensão e iluminação pública do município.

No Chitembo, o ministro vai constatar as obras de construção do Sistema de Abastecimento de Água do município com o mesmo nome.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política