Sociedade

Mais de três mil famílias beneficiam de água potável

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Mais de três mil famílias de diversas localidades da comuna do Passe, município do Bocoio, a cerca de 140 quilómetros da cidade de Benguela, voltam a ter, desde quarta-feira, acesso à água potável, ao beneficiarem de um sistema de captação e distribuição do produto.

24/03/2023  Última atualização 08H00
Obras de manutenção asseguram a continuidade da distribuição de água em quantidade e qualidade nas regiões de Benguela © Fotografia por: DR

A entrega do sistema, um financiamento da Coca-Cola Company, em parceria com a Refriango e a ForÁfrica, decorreu no quadro do Dia Mundial da Água, assinalado quarta-feira.

A gestora sénior de marketing da Coca-Cola em Angola, Paula Lima, esclareceu que a reabilitação do sistema que a organização ForÁfrica instalou no local, foi financiada pela Coca-Cola, através da sua plataforma África Sustainability (Sustentabilidade ´SAfrica), JAMII no âmbito da gestão da água que continua a ser um dos pilares da política de responsabilidade social da multinacional.

Realçou que a reabilitação da infra-estrutura marca o primeiro passo da parceria do programa "Wash” no município do Bocoio, uma iniciativa da ForÁfrica e da Coca-Cola, que vai, igualmente, promover o uso racional e sustentável da água e organizar acções ligadas ao saneamento, higiene, bem-estar e desenvolvimento comunitário.

O director nacional da ForÁfrica, Célio Jinga, realçou que a infra-estrutura aberta no Bocoio se junta a 337 bombas de água que a organização instalou no ano passado nas províncias de Benguela e Cuanza-Sul.

Célio Jinga explicou que, além desta localidade, situada no Bocoio, um projecto semelhante está a ser desenvolvido em quase toda a região de Benguela, com destaque para os municípios da Ganda e Cubal.

Além de Benguela, a instituição está, ainda, a actuar com o projecto no Cunene, Huíla e Cuanza-Sul, o que faz com que mais de mil furos de água beneficiem da intervenção da ForÁfrica.

Os técnicos da organização estão a proceder à instalação e reabilitação de sistemas de água em tempo útil. "No ano passado, em menos de duas semanas, foi possível efectuar a reabilitação de 50 furos, que actualmente estão em pleno funcionamento, inclusive os que apresentavam avarias de natureza diversa”.

Explicou também que, até a presente data, estima-se que o projecto de recuperação de sistema de água, implementado pela ForÁfrica, está a beneficiar mais de 300 mil pessoas a nível do país.

Dentre a população beneficiária, consta a  da povoação de Embadi, a sete quilómetros da sede comunal do Passe, cujo sistema beneficia mais de mil famílias.

* Com Maximiano Filipe

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade