Política

Mais de três mil delegados de lista já credenciados

Um total de 3.752 delegados de lista de todos os partidos políticos concorrentes às eleições de 24 de Agosto foram credenciados, ontem, no Luena, segundo a porta-voz da Comissão Provincial Eleitoral no Moxico, Judith Mulau.

13/08/2022  Última atualização 06H10
delegados de lista já credenciados © Fotografia por: DR


Falando do processo eleitoral na província, Judith Mulau assegurou que tudo corre a bom ritmo. Quanto ao material logístico, a porta-voz disse que a CNE já fez chegar os equipamentos necessários aos municípios, sobretudo, em zonas de difícil acesso, através de meios aéreos.

 Os materiais como mesas de voto, urnas, caixas de boletins de voto, alimentação e o pessoal que vai manusear os equipamentos já estão nos locais apropriados, aguardando o dia do pleito eleitoral.  A nível do Moxico, foram inscritos 9.388 delegados, igual número de suplentes e estão criadas 3.752 mesas de voto.

 

Zaire acima de quatro mil

Os 4.259 delegados de lista dos oito partidos políticos e coligações de partidos na província do Zaire, encarregues de fiscalizar o processo de votação nas 566 assembleias de voto, foram credenciados, em Mbanza Kongo, num acto dirigido pelo presidente da Comissão Provincial Eleitoral, Pedro Dundo.

 Durante a cerimónia formal da entrega de credenciais, realizada na Sala de Escrutínio da CPE, Pedro Dundo considerou o acto um passo importante para o sucesso do pleito, na medida em que vai permitir aos partidos políticos e coligações de partidos fazerem-se presentes no dia "D” em todas as mesas de voto, mapeadas na região.

 Apesar do processo de credenciamento ter atingido 94,2 % correspondente a 4.259 delegados de lista, dos 4.528 que se previa credenciar, Pedro Dundo considera bom o resultado, recordando que a mesa de voto é o órgão de base da estrutura da CNE, através do qual o cidadão eleitor exerce as tarefas de escrutínio e apuramento dos resultados.

 Já o secretário provincial adjunto da UNITA no Zaire, António Calandula Bandua, sublinhou que a entrega das credenciais simboliza mais uma missão cumprida, pelo que se segue o trabalho de verificação de possíveis anomalias e a distribuição das credenciais.

 Por sua vez, o secretário para os Assuntos Políticos, Económicos, Sociais e Reforma do Estado do Comité Provincial do MPLA no Zaire, José Luís Amélia, disse que a acção constituiu o cumprimento de mais uma etapa, na medida em que os delegados de lista vão representar cada partido nas assembleias de voto, com a missão de fiscalizar o processo de votação no dia 24 de Agosto.

José Rufino | Luena e Fernando Neto | Mbanza Kongo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política